Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Todas as Letras – Revista de Língua e Literatura surgiu, em 1999, como espaço aberto para divulgação de textos inéditos resultantes da reflexão sobre língua e literatura, nas suas várias modalidades, quer provenientes da investigação científica, quer derivados da criação literária.

A Revista, de periodicidade quadrimestral, é indexada por vários diretórios nacionais e internacionais, e obteve conceito B1 no programa Qualis, mantido pela Capes, de avaliação de periódicos científicos. O periódico está organizado em duas seções permanentes, "Literatura" e "Língua e Linguística", e outras três, "Outras Letras", "Resenha" e "Criação", que são apresentadas em números alternados. Com tal organização, a Revista abre espaço para os segmentos em que se dividiu a área de pesquisa e produção em Letras.

A seção LITERATURA acolhe ensaios e artigos científicos de natureza mais geral, sobre temas, obras e autores, brasileiros e estrangeiros, históricos ou contemporâneos, isoladamente ou em suas interfaces com outras manifestações artísticas.

Na seção LÍNGUA E LINGUÍSTICA, publicam-se os resultados da pesquisa científica sobre a linguagem, em seus variados níveis de análise, sem restrição de referencial teórico.

A seção OUTRAS LETRAS publica temas relacionados à educação e ao ensino em suas várias etapas e à área de comunicações. Também são contemplados pela seção artigos que discutam língua ou literatura a partir de diferentes pontos de vista teóricos, não exclusivamente circunscritos ao campo de Letras/Linguística/Literatura.

A seção RESENHAS abre espaço para resenhas descritivas ou críticas de publicações acadêmicas e literárias da área de Letras.

Por fim, a criação literária, em prosa ou em verso, tem seu lugar na seção CRIAÇÃO, que traz narrativas e poemas curtos selecionados pela Revista. 

 

POLÍTICA EDITORIAL 

1. A Todas as Letras – Revista de Língua e Literatura publica somente artigos e resenhas escritos por mestres, doutorandos e doutores.

Doutorandos podem publicar textos desde que possuam titulação de Mestre ou apresentem o texto em coautoria com um pesquisador com título de Doutor.

Os textos em coautoria precisam ter obrigatoriamente a presença de um autor (ou mais) com a titulação de Doutor.

2. São permitidas as asubmissões de textos escritos por no máximo QUATRO coautores. 

3. Para a submissão de textos de criação não é necessária titulação. 

4. Cada autor poderá submeter um único artigo por vez, mesmo em caso de coautoria. O prazo para a submissão de um novo texto é de 6 meses.

5. Podem ser submetidos para apreciação originais em português, inglês, espanhol e francês.

6. O Conselho Consultivo, ao qual serão submetidos os textos, poderá solicitar ao autor modificações de estrutura ou conteúdo para adequação às diretrizes de publicação. 

7. As resenhas devem contemplar livros publicados no Brasil com data de no máximo dois anos. Livros publicados no exterior podem ser resenhados desde que tenham sido publicados há no máximo quatro anos.

 

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Literatura

Editores
  • Helena Pereira
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Língua e Linguística

Editores
  • Ronaldo de Batista
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Outras Letras

Editores
  • Ana Lucia Trevisan
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Editores
  • Ronaldo de Batista
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Criação

Editores
  • Aurora Alvarez
  • Ronaldo de Batista
  • Lilian Correa
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê – Literatura hispano-americana contemporânea

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê – Quadrinhos: fronteiras e interfaces

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

As colaborações são analisadas, em primeiro lugar, pelos coordenadores de seção, do ponto de vista do cumprimento estrito dos requisitos formais exigidos (ver Diretrizes para Autores). Se houver inadequações formais de acordo com as normas estabelecidas, o trabalho  não será enviado para avaliação.

A avaliação dos artigos é realizada pelo sistema blind review (às cegas). Cada texto é avaliado por dois pareceristas, e somente será publicado se houver recomendação por parte de ambos. Em caso de empate, quando um artigo recebe uma aprovação e uma reprovação, um terceiro parecerista será contatado para emitir seu parecer. Os textos que não se enquadrarem nos critérios de publicação da Todas as Letras poderão ser rejeitados ou recomendados para revisão.

Os avaliadores são membros do Conselho Editorial, da Comissão Editorial ou consultores externos ad hoc.

Os autores serão, oportunamente, comunicados sobre o recebimento, a aceitação ou a rejeição do trabalho. A ordem de publicação dos trabalhos aceitos ficará a critério da Comissão Editorial.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política de Ética

Política de Ética em Publicação

A Revista Todas as Letras adota as 21 diretrizes definidas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do CNPq, publicadas em  http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes. Por meio deste informe, recomenda-se vivamente que seja feita consulta prévia a esse documento antes da submissão de qualquer artigo. 

Autores

A submissão de artigo à Revista indica, automaticamente, que seu autor e eventuais coautores estão cientes quanto ao que se segue:

a) Os textos são originais e não foram publicados anteriormente em periódicos.

b) Os textos não foram submetidos ao mesmo tempo a outro periódico.

c) Todos os autores são responsáveis pela veracidade e idoneidade dos textos que submeterem à Revista

Avaliadores /pareceristas

a) Todos os textos devem ser avaliados de forma objetiva e com isenção, sem qualquer tipo de discriminação.

b) Se houver necessidade de discussão dos textos com terceiros, essa iniciativa só poderá ser tomada mediante autorização dos editores da Revista.

c) Em caso de identificação de texto publicado anteriormente, sob a mesma ou outra autoria, os avaliadores devem alertar os editores sobre o fato, com a máxima urgência.

 Editores

a) Comprometem-se a acompanhar todas as etapas da avaliação, assegurando julgamentos de forma objetiva, isenta e não discriminatória.

b) Autorizam a discussão de textos em avaliação com terceiros, caso a ação seja indispensável para a emissão do parecer.

c) Zelam pela originalidade e integridade dos textos avaliados, tomando providências imediatas em eventuais casos de submissões de textos já publicados pelo(a) autor(a) ou por terceiros.

Casos não previstos nesta política devem ser informados ao(à) Editor(a) Acadêmico(a), que fará os encaminhamentos adequados às instâncias superiores institucionais (Editora Mackenzie e Reitoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

Sistema antiplágio

Todas as Letras – Revista de Língua e Literatura utiliza o software antiplágio iThenticate© para garantia da integridade em suas publicações.

 

 

Indexadores

Sociological Abstracts, Social Services Abstracts, Linguistics Language Behavior Abstracts, MLA International Bibliography – Directory of Periodicals (USA); Bibliography of Linguistic Literature DataBase (BBLDB), Bibliography of Linguistic Literature (BLL) (Germany); Citas latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidade (CLASE) (Mexico); Zelle Verlag, Internacionale Bibliographie (IBZ) (Germany); Francis (France); Bibliografia Brasileira de Educação (BBE) (Brasil).

 

     

 

 

 
 

 

 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Creative Commons

Todo o conteúdo de Todas as Letras - Revista de Língua e Literatura está licenciado sob Licença Creative Commons CC - By 3.0 Não Adaptada.