Todas as Letras - Revista de Língua e Literatura


Imagem para capa da revista

Todas as Letras (Qualis A2 - Nacional) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras e do curso de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie e recebe artigos inéditos, resenhas e textos de criação literária para a publicação em seus dois volumes semestrais.

As submissões podem ser feitas em fluxo contínuo.

A Revista está organizada em seis seções, cada uma das quais voltada para um dos segmentos em que se dividiu a área de pesquisa e produção em Letras, ou seja: Língua, Literatura, Tradução, Outras Letras, Resenha, Criação.

 

Destaca-se que as opiniões, ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). A Instituição ou quaisquer organismos editoriais vinculados à Todas as Letras não se responsabilizam pelo conteúdo dos artigos.

Notícias

 

CHAMADA DE ARTIGOS 2015

 

Em 2015 a Todas as Letras – Revista de Língua e Literatura passa a ser uma publicação quadrimestral. Essa nova e desafiadora periodicidade deve-se, entre outras razões, à quantidade de submissões de textos que vêm sendo aprovados por pareceristas no sistema blind review.

Ao lado das seções “Língua”, “Literatura”, “Tradução” e “Outras letras”, com submissão de artigos em fluxo contínuo, anunciamos os temas da seção “Dossiê” no corrente ano:

 1º quadrimestre, v. 17, n. 1 (abril de 2015): Ensino de Língua

Chamada encerrada.

2º quadrimestre, v. 17, n. 2 (agosto de 2015): Questões de estética e estilo

Chamada encerrada.

3º quadrimestre, v. 17, n. 3 (dezembro de 2015): Ensino de Literatura

Chamada para submissões: até 10/08/2015

Ementa: Observa-se, na atualidade, que o acesso a cursos universitários praticamente dispensa os candidatos de conhecerem o legado artístico-cultural construído esteticamente pela linguagem literária, e o consequente declínio do interesse pela literatura. Em torno dessa questão, propõe-se o dossiê Ensino de Literatura, campo de estudos ainda pouco atraente no mundo acadêmico, no entanto, imprescindível para se garantir a qualidade da formação de leitores no ensino fundamental e básico, a partir de um espaço acadêmico voltado para reflexões, análise e crítica sobre tema tão importante.

 
Publicado: 2015-02-09
 
Outras notícias...

v. 16, n. 2 (2014): Todas as Letras X

Sumário

Créditos

Créditos PDF
 

Editorial

Editorial PDF
Helena Bonito Pereira

Apresentação

Apresentação PDF
Helena Bonito Pereira

Dossiê Língua

Ferdinand Denis e o século XVI - o moderno em disputa PDF
Regina Zilberman
A historiografia literária brasileira: experiências contemporâneas PDF
Carlos Baumgarten
Problemas de história literária e interpretação de romances PDF
Márcia Abreu
Bovarismo e reminiscências infernais: a presença da metaficção no romance Vale Abraão, de Agustina Bessa-Luís PDF
Eunice Terezinha Piazza Gai

Literatura

Nos 400 anos da Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto PDF
Luís André Nepomuceno
Edgar Allan Poe e Charles Baudelaire: diálogos intersemióticos e polissistêmicos PDF
Renata Philippov
Em roda de mim: ficções do eu e memorialismo poético em Adélia Prado PDF
Cleide Maria de Oliveira
Outras faces da Belle Époque nas crônicas de jornal PDF
Luciana Marino Nascimento
A recepção de Álvares de Azevedo, Fagundes Varela, Casimiro de Abreu e Junqueira Freire em Portugal no século XIX PDF
Eduardo Melo França

Língua

A Helena dos poetas: uma questão de gênero? PDF
Dina Maria Martins Ferreira
O Compêndio da grammatica portugueza no âmbito da gramaticografia portuguesa do início do século XIX PDF
Teresa Teixeira Moura, Carlos Assunção

Outras Letras

Aprende-se a ler na escola? Um estudo da aprendizagem de leitura na escola pública paulista PDF
Raquel Lazzari Leite Barbosa, Rosaria de Fátima Boldarine, Rosemary Trabold Nicácio

Criação

Um lance de dados PDF
Álvaro Cardoso Gomes