Todas as Letras - Revista de Língua e Literatura


Imagem para capa da revista

Todas as Letras – Revista de Língua e Literatura (Qualis A2 - Nacional) é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras e do curso de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie e recebe artigos inéditos, resenhas e textos de criação literária para a publicação em seus três volumes anuais.

As submissões podem ser feitas em fluxo contínuo.

A Revista está organizada em seis seções, cada uma das quais voltada para um dos segmentos em que se dividiu a área de pesquisa e produção em Letras, ou seja: Língua e Linguística, Literatura, Tradução, Outras Letras, Resenha, Criação. Além disso, as edições contam com dossiês temáticos, cujas chamadas são publicadas na página inicial, em Notícias. 

Destaca-se que as opiniões, ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). A Instituição ou quaisquer organismos editoriais vinculados à Todas as Letras não se responsabilizam pelo conteúdo dos artigos.

 

Please select English on the right side vertical menu in order to view the Journal’s content in English.

Notícias

 

CHAMADA DE ARTIGOS 2017 – DOSSIÊ TEMÁTICO

 

Anunciamos a chamada de artigos para o dossiê temático do primeiro número de 2017:

1º quadrimestre, v. 19, n. 1 (abril de 2017): Aspectos atuais da intermidialidade

Prazo para submissão: 7 de novembro de 2016

Ementa: As múltiplas interfaces entre as mídias e os vários sistemas sígnicos, assim como as suas diferentes possibilidades de comunicação e de representação, têm sido uma fonte inesgotável de discussões. Pensando nessa ampla abrangência de questões de que hoje os Estudos da Intermidialidade se ocupam, a comissão organizadora privilegiou tratar dessa área do conhecimento no dossiê do v. 19, n. 1 de Todas as Letras – Revista de Língua e Literatura.

Serão aceitos artigos que discutam formulações teóricas que possam apresentar uma compreensão acerca da natureza da interação que determinados objetos estabelecem entre diferentes linguagens nos diversos campos da cultura: artes plásticas, artes digitais, literatura, cinema, dança, publicidade, jornalismo etc., ou que se propõem a examinar a constituição desses produtos e os efeitos de sentido que os mecanismos de expressão neles inscritos produzem.

Os textos submetidos serão avaliados por pareceristas pelo sistema blind review.

Recomendamos a leitura das Diretrizes para Autores

Comissão organizadora: Aurora Gedra Ruiz Alvarez (UPM) e Thaïs Flores Nogueira Diniz (UFMG).
 
Publicado: 2016-09-08
 

CHAMADA DE ARTIGOS 2017

 

Além de publicar dossiês temáticos, a Todas as Letras – Revista de Língua e Literatura recebe artigos, em fluxo contínuo, com temas variados.

Convidamos, portanto, pesquisadores e docentes que atuam no campo da linguística, literatura, tradução, ensino e áreas correlatas a submeter seus textos para publicação nas edições de 2017: v. 19, n. 1 (abril), v. 19, n. 2 (agosto) e v. 19, n. 3 (dezembro).

Recomendamos a leitura das Diretrizes para Autores

Os textos submetidos serão avaliados por pareceristas pelo sistema blind review.
 
Publicado: 2016-09-08
 
Outras notícias...

v. 18, n. 1 (2016): Todas as Letras

Sumário

Créditos

Créditos
 
PDF

Editorial

Editorial
Ronaldo de Oliveira Batista
PDF

Apresentação

Apresentação
Neusa Maria Barbosa Bastos, Regina Helena Pires de Brito
PDF

Dossiê

O acordo ortográfico e a edição de obras clássicas da cultura portuguesa: o caso da Obra Completa Padre António Vieira
José Eduardo Franco, Aida Sampaio Lemos
PDF
Comunicação translinguística e transcultural com enfoque na linguagem idiomática: uma análise contrastiva discursiva entre o português, xichangana e inglês
Armando Jorge Lopes
PDF
Espaço lusófono: uso de expressões idiomáticas – efeitos de sentido iguais em estruturas linguísticas diferentes
Flavio Biasutti Valadares
PDF
Languages in contact: European Portuguese meets Austrian German
Cláudia Fernandes
“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”: apontamentos para a história da política linguística de Timor-Leste
Lúcia Vidal Soares
PDF
Memória pluridimensional da lusofonia para uma contra-hegemonia à “cultura-mundo”
Lurdes Macedo
PDF
A analogia no século IV e em gramáticas de português do século XVI ao XIX
Antonio Carlos Silva de Carvalho
PDF
A crônica nas páginas de O Ocidente: Revista Ilustrada de Portugal e do estrangeiro
Rita Cássia Lamino de Araújo Rodrigues
PDF
Formation of Lusophone subject: an analytic exercise in songs
Regina Helena Pires de Brito, Neusa Maria Oliveira Bastos

Língua e Linguística

A argumentação nos manifestos: “Nhengaçu Verde-Amarelo” e “Poesia Pau-Brasil”
Zilda Gaspar Oliveira de Aquino, Ana Luísa Feiteiro Cavalari Lotti
PDF
O trabalho com a língua em um Projeto Vivencial de Letramento
Adriana Fischer, Franceli Rodrigues de Souza
PDF

Literatura

Contar e cantar em cena: a música em Arena conta Zumbi
Patricia Trindade Nakagome, Regina Claudia Garcia Oliveira de Sousa
PDF
“Could I have spoken in my own tongue”: negotiating identity through second language performance in Villette
Ana Carolina Tavares Meira Lima
Quilts em disputa: identidade e hibridismo no conto de Alice Walker “Uso diário”
Ricardo Ramos Costa
PDF
Samba-enredo: a formação de um (sub)gênero cancional
Luís Augusto Fischer, Jackson Raymundo
PDF

Outras Letras

Percepção de professores em formação inicial sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais
Michelle Nave Valadão, Eduardo Andrade Gomes
PDF

Tradução

Ariane Lodi, Marilei Amadeu Sabino, Adriane Orenha Ottaiano
PDF

Resenhas

Cognitive science: an introduction to the study of mind, de Jay Friedenberg e Gordon Silverman
Larissa Moreira Brangel
PDF

Criação

A revolta das sombras
Álvaro Cardoso Gomes
PDF
Sonhos de Pedro
Francisco Neto Pereira Pinto
PDF