A PEDAGOGIA SOCIAL E A EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO

Autores

  • Breno Trajano Almeida Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Pedagogia Social, Educação Social, Educação Popular, Educação do Campo, Formação de Professores.

Resumo

Esse artigo apresenta brevemente os conceitos e características em comum entre a Educação Social, Pedagogia social e Educação Popular e demonstra o quanto a assimilação desses conceitos educativos no Brasil favoreceu a construção de uma nova realidade social e possibilitou desdobramentos de políticas públicas em favor da população menos privilegiada, ressaltando nesse estudo a educação do e no campo, com um olhar para a formação de professores. A relevância desse trabalho está em justamente refletir sobre o quanto a Pedagogia Social tem sido um instrumento de emancipação humana e de promoção de equidade social, direcionando não somente o indivíduo e a coletividade a qual pertence o sujeito da ação, mas também a sociedade global. A pesquisa em questão traz, ainda, os principais marcos legais da Educação do Campo, identificando aqueles voltados à formação de professores e analisando suas proximidades com a Pedagogia Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno Trajano Almeida, Universidade de São Paulo

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (2008); pós-graduado em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas (2010), e em Gestão Pública (2013); Mestrando em Educação: Estado, Sociedade e Educação, pela Universidade de São Paulo (2015). Foi Secretário da Educação da cidade de Aparecida-PB e Consultor Técnico da UNESCO no Ministério da Educação e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Atualmente, é professor da Universidade Camilo Castelo Branco - Unicastelo (SP) e monitor na disciplina Política e Organização da Educação Básica no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da USP.

Downloads

Publicado

2017-03-22

Como Citar

Almeida, B. T. (2017). A PEDAGOGIA SOCIAL E A EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO. Revista Trama Interdisciplinar, 7(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9385