A PEDAGOGIA SOCIAL E A EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO
Palavras-chave:
Pedagogia Social, Educação Social, Educação Popular, Educação do Campo, Formação de Professores.Resumo
Esse artigo apresenta brevemente os conceitos e características em comum entre a Educação Social, Pedagogia social e Educação Popular e demonstra o quanto a assimilação desses conceitos educativos no Brasil favoreceu a construção de uma nova realidade social e possibilitou desdobramentos de políticas públicas em favor da população menos privilegiada, ressaltando nesse estudo a educação do e no campo, com um olhar para a formação de professores. A relevância desse trabalho está em justamente refletir sobre o quanto a Pedagogia Social tem sido um instrumento de emancipação humana e de promoção de equidade social, direcionando não somente o indivíduo e a coletividade a qual pertence o sujeito da ação, mas também a sociedade global. A pesquisa em questão traz, ainda, os principais marcos legais da Educação do Campo, identificando aqueles voltados à formação de professores e analisando suas proximidades com a Pedagogia Social.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.