Pedagogia Social: uma análise sobre a práxis do educador voluntário da Children's International Summer Village

Autores

  • Rogério da Costa Ribeiro Universidade de São Paulo USP
  • Suelly Aparecida Galli Soares Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Palavras-chave:

Pedagogia Social, Educador Voluntário, Educação não Escolar, CISV, Educação para Paz,

Resumo

Em decorrência das demandas sociais por disseminação da cultura de Educação para a Paz, a atuação do educador voluntário tem ganhado campo de atuação no âmbito da educação escolar e não escolar. Este estudo aborda a práxis do educador voluntário da organização não governamental Children International Summer Village (CISV), que se autocompreende como educação não escolar atuando em confluência com a educação escolar, sob o viés da Educação para a Paz. Uma perspectiva educacional que parte do pressuposto que a Paz se cria, num processo de construção contínua de justiça social, para um mundo mais justo, pacífico, solidário e humano. Esta abordagem visa investigar a atuação prática do educador voluntário CISV e correlacionar os objetivos e princípios educacionais da organização CISV com os pressupostos da Pedagogia Social. O tema desta investigação interessa às áreas de Educação, Serviço Social e Gestão de Projetos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e descritivo. A observação participante do pesquisador na realidade em estudo foi utilizada como instrumento para coleta de dados. Como resultado, percebeu-se que a educação para a Paz, tanto na perspectiva do CISV, quanto da Pedagogia Social Freireana, parte do pressuposto que a Paz se cria, num processo de construção contínua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério da Costa Ribeiro, Universidade de São Paulo USP

Pedagogo pela Faculdade de Pedagogia de Vargem Grande Paulista - SP, Especialista em Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense - RJ e  Mestre em Ciências da Educação, na especialidade em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, pela Escola Superior de Educação Almeida Garrett (Lisboa/Portugal). Atua como Coordenador de Área no Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Cotia – SP.

Suelly Aparecida Galli Soares, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado em Educação, Participante  do LEPED, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença. Faculdade de Educação UNICAMP, Campinas. SP. Docente e Coordenadora de cursos de Pós-Graduação na PUC Campinas de 1988 a 2007. Autora de livros pela Editora Cortez,  Átomo &Alínea e Papirus. Co-autora de capítulos de livro e artigos. Curadora de Conteúdos da Disciplina Avaliação em EAD do Instituto Federal do Paraná,  participa de bancas de mestrado e doutorado nas universidades de Campinas e região.  Docente convidada da Pós-Graduação em Educomunicação e Midialogia da UNISAL, Campinas SP.

CV: http://lattes.cnpq.br/1084851064977338

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Ribeiro, R. da C., & Soares, S. A. G. (2018). Pedagogia Social: uma análise sobre a práxis do educador voluntário da Children’s International Summer Village. Revista Trama Interdisciplinar, 9(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9249

Edição

Seção

Artigos