De invisivél a ator social: o caso Isabel

Autores

  • Kátia Patrício Benevides Campos Universidade Federal de Campina Grande
  • Silvia Roberta da Mota rocha Universidade Federal de Campina Grande
  • Cleonice Maria de Lima Oliveira Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Síndrome de Down. Perspectiva Histórico-Cultural. Etnografia. Pesquisa. Ação.

Resumo

RESUMO: Numa pesquisa etnográfica do tipo estudo de caso e pesquisa-ação, apresentamos como objeto de investigação a análise da concepção ensino-aprendizagem de uma professora com uma criança com Síndrome de Down numa classe comum. Através da perspectiva histórico-cultural, discutimos a condição de sujeito de uma criança com síndrome de Down em uma classe comum de Educação Infantil mediada pela ação e significação docente. Os referencias teórico-metodológicos da pesquisa apresentam a perspectiva de deficiência como construção social, condição de deficiência pela diferenciação negativa e estigmatização. Como implicação pedagógica temos a implementação de uma formação educacional para a problematização de concepções docentes de deficiência como privação cultural, empirista de conhecimento, de Educação Infantil como instância preparatória para a alfabetização entendida como sistema de códigos e ascendente de leitura, construtivista de conhecimento e sóciointeracionista de aprendizagem, psicogenética de alfabetização) e interacionista e discursiva de leitura. Os dados apontam a invisibilidade de Isabel na escola, no isolamento de sujeito e nas interações sociais.  Apesar dos ganhos no desenvolvimento, autonomia e visibilidade de Isabel, reiteramos a difícil e necessária construção de um olhar social, histórico e singular para a deficiência e a exclusão social nela implicada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Patrício Benevides Campos, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). É professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande/UAED na área de Educação, atuando principalmente na educação infantil, educação inclusiva, ensino-aprendizagem e deficiência intelectual. Atuou na coordenação-adjunta das duas edições do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (2012 e 2014), realizado pela UAEd/UFCG, em parceria com o Ministério da Educação e secretarias municipais de educação do estado da Paraíba. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Educação Infantil e Contextos Plurais (Grão), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq. Integra o Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEd/CH/UFCG, na Linha Práticas Educativas e Diversidade. .

 

Silvia Roberta da Mota rocha, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Graduação Em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba(1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1993) e doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará(2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba e Professor da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Leitura. Atuando principalmente nos seguintes temas:relação escola-comunidade, criança remanescente, letramento, Mediação pedagógica.

Cleonice Maria de Lima Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual da Paraíba. Concluiu a especialização em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas de Patos-FIP e Especialização em Educação Especial - Formação Continuada de Professores em Atendimento Educacional Especializado-AEE, pela Universidade Federal do Ceará-UFC e mestranda pela Universidade Federal da Paraíba. É servidora pública municipal do Ensino Fundamental I de Aroeiras-PB. Integra o Grupo de Pesquisa, Tecnologias, Educação, Mídias e Artes - GPTEMA, como pesquisadora colaboradora da UEPB.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Campos, K. P. B., da Mota rocha, S. R., & de Lima Oliveira, C. M. (2018). De invisivél a ator social: o caso Isabel. Revista Trama Interdisciplinar, 9(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/10859

Edição

Seção

Artigos