África-Brasil: Laços e Identidades: mediações necessárias entre a educação social e a educação escolar

Autores

  • Arthemisa Freitas Guimarães Costa Universidade de São Paulo / IFSULDEMINAS Campus Avançado Carmo de Minas
  • Christiane Nascimento Ferreira IFSULDEMINAS Campus Avançado Carmo de Minas
  • Lídia Lopes Ozório IFSULDEMINAS Campus Avançado Carmo de Minas
  • Selma Bajgielman
  • Siméa Paula de Carvalho Ceballos IFSULDEMINAS Campus Avançado Carmo de Minas

Palavras-chave:

Educação Social, Educação Escolar, História e Cultura Afro-Brasileira.

Resumo

A Lei 10.639/03 simboliza, simultaneamente, um ponto de chegada das lutas antirracistas no país e um ponto de partida para a renovação da qualidade social da educação. Porém, depois de mais de uma década de sua promulgação, ainda é evidente e revelador o desconhecimento, por parte dos profissionais da educação, do seu teor e, por consequência, de sua efetiva aplicabilidade. Este artigo tem como objetivo compartilhar a experiência resultante do Curso de Formação Inicial e Continuada África-Brasil: Laços e Identidades, desenvolvido no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Avançado Carmo de Minas, tendo como escopo teórico-metodológico a mediação entre a educação social e a educação escolar. O público atendido foi formado por profissionais da educação e de outras áreas. Alcançou a microrregião do entorno do campus, abrangendo oito municípios. Cientes de que essa é uma temática da cultura, portanto, de que trabalhamos numa área de deslocamento (HALL, 2003), o curso teve como eixo norteador o reconhecimento da pluralidade histórica, étnica e cultural dos dois continentes e, por isso, a existência de muitas Áfricas e de muitos Brasis. Quatro foram as disciplinas basilares:  Educação e Relações Étnico-Raciais, História da África, Literatura Afro-Brasileira e Africana, Arte e África.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthemisa Freitas Guimarães Costa, Universidade de São Paulo / IFSULDEMINAS Campus Avançado Carmo de Minas

Mestranda em Educação/USP. Especialista em Gestão Escolar. Pedagoga IFSULDEMINAS Campus Avançado Carmo de Minas. Coordenadora Pedagógica do Curso FIC.

Christiane Nascimento Ferreira, IFSULDEMINAS Campus Avançado Carmo de Minas

Doutora em Teorias da Literatura e Representações Culturais. Mestre em Letras: Linguagem, Cultura e Discurso. Graduada em História. Professora do Ensino Médio e Superior. Professora de História da África no curso FIC. 

Lídia Lopes Ozório, IFSULDEMINAS Campus Avançado Carmo de Minas

Mestre em Letras: Linguagem, Cultura e Discurso. Técnica em Assuntos Educacionais IFSULDEMINAS Campus Avançado Carmo de Minas. Coordenadora do curso FIC e Professora de Educação e Relações Étnico-Raciais do curso.

Selma Bajgielman

Mestre em Letras: Linguagem, Cultura e Discurso. Professora de Artes e África no curso FIC.

Siméa Paula de Carvalho Ceballos, IFSULDEMINAS Campus Avançado Carmo de Minas

Mestre em Letras: Linguagem, Cultura e Discurso. Professora de Linguagens no IFSULDEMINAS. Professora de Literatura Afro-brasileira e Africana no curso FIC.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Costa, A. F. G., Ferreira, C. N., Ozório, L. L., Bajgielman, S., & Ceballos, S. P. de C. (2018). África-Brasil: Laços e Identidades: mediações necessárias entre a educação social e a educação escolar. Revista Trama Interdisciplinar, 9(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/10622

Edição

Seção

Artigos