Diversidade cultural e o conteúdo de ciências: uma tensão na proposta curricular da EJA

Autores

  • Nedir Soares Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Proposta curricular, Educação de jovens e adultos, Diversidade cultural, Conteúdos de ciências

Resumo

Este artigo faz uma discussão a partir de uma análise da proposta curricular para ensino de ciências na EJA, elaborada pelo MEC em 2002. Discutimos como o documento trata a tensão entre os conteúdos de ciências e a atenção à diversidade cultural em sua proposta. Para isso, elaborou-se um questionário e tanto as perguntas quanto as respostas foram colocadas em dois quadros. No primeiro quadro, temos a apresentação dos conteúdos e, no segundo tratamento dado à diversidade cultural. Concluímos que as orientações feitas pela proposta curricular poderão ajudar o professor a escolher os conteúdos mais adequados aos educandos. Observamos que a escolha desses conteúdos poderá acolher a diversidade cultural, contudo, o foco apenas no atendimento a diversidade desses educandos e na formação para a cidadania, em detrimento dos conhecimentos científicos acumulados, poderá reduzir as possibilidades de eles ampliarem seus conhecimentos, acentuando ainda mais as desigualdades

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Soares, N. (2018). Diversidade cultural e o conteúdo de ciências: uma tensão na proposta curricular da EJA. Revista Trama Interdisciplinar, 9(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/10085

Edição

Seção

Artigos