TESTES DE NORMALIDADE EM ANÁLISES ESTATÍSTICAS: UMA ORIENTAÇÃO PARA PRATICANTES EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA

Autores

  • Dahan da Cunha Nascimento Aluno. Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física, Universidade Católica de Brasília, Brasília-DF, Brasil
  • Ramires Alsamir Tibana Aluno. Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física, Universidade Católica de Brasília, Brasília-DF, Brasil
  • Gislane Ferreira de Melo Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Faculdade de Educação Física, Universidade Católica de Brasília (UCB) – Brasília (DF) – Brasil.
  • Jonato Prestes Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Faculdade de Educação Física, Universidade Católica de Brasília (UCB) – Brasília (DF) – Brasil.

Resumo

Aprender a aplicar as análises estatísticas em resultados de estudos experimentais leva tempo, maturidade e erros com o processo. Todavia, o entendimento da estatística para seus praticantes pode ser um processo duradouro e até mesmo amedrontador. Grande parte do temor associado envolve o entendimento de que a estatística está perdida em meio às fórmulas matemáticas. No entanto, o desentendimento sobre os propósitos e aplicações das análises estatísticas geram falhas que regularmente são encontradas nas análises de estudos publicados. Ademais, devemos considerar que previsões inadequadas devido ao uso inapropriado dessas análises comprometem negativamente a aplicabilidade clínica e prática dos resultados. Devemos indagar por que profissionais nas áreas das ciências da saúde e atividade física precisam saber estatística, o quanto sabemos, o quanto precisamos e como adquirimos conhecimentos estatísticos. Por isso, o objetivo deste estudo é de contribuir com os praticantes em estatística nas áreas de ciências da saúde e atividade física para a compreensão das limitações de técnicas estatísticas com ênfase nos testes de normalidade comumente utilizados. Além disso, entender suas desvantagens, quando utilizá-los e promover a reflexão sobre o uso cuidadoso, dever social, profissional e ético de praticantes em estatística envolvidos em análises de dados nas áreas de ciências da saúde e atividade física.

Palavras-chave: estatística; testes; ciências da saúde.

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Biografia do Autor

Dahan da Cunha Nascimento, Aluno. Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física, Universidade Católica de Brasília, Brasília-DF, Brasil

EDUCAÇÃO FÍSICA

Ramires Alsamir Tibana, Aluno. Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física, Universidade Católica de Brasília, Brasília-DF, Brasil

EDUCAÇÃO FÍSICA

Gislane Ferreira de Melo, Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Faculdade de Educação Física, Universidade Católica de Brasília (UCB) – Brasília (DF) – Brasil.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Jonato Prestes, Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Faculdade de Educação Física, Universidade Católica de Brasília (UCB) – Brasília (DF) – Brasil.

EDUCAÇÃO FÍSICA

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Arquivos adicionais

Publicado

2017-10-08

Como Citar

Nascimento, D. da C., Alsamir Tibana, R., Ferreira de Melo, G., & Prestes, J. (2017). TESTES DE NORMALIDADE EM ANÁLISES ESTATÍSTICAS: UMA ORIENTAÇÃO PARA PRATICANTES EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 14(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/6583