AS SINGULARIDADES DA CEGUEIRA CONGÊNITA NA APREENSÃO DO CORPO

Autores

  • EVERTON LUIZ OLIVEIRA Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (Doutorando) da Universidade Federal de São Carlos
  • FÁTIMA ELISABETH DENARI Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (Doutorando) da Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Ao observar que as pessoas com cegueira congênita apresentam processos de aprendizagem e de simbolização singulares, despertou-se para a inquietação de que, em um mundo regido por formas visuais/imagéticas, estas poderiam ou não apresentar conceitos sobre beleza. Dessa forma, este estudo, de caráter qualitativo e de cunho descritivo, destinou-se a investigar e compreender as representações sociais de corpo a partir da concepção de pessoas com cegueira congênita. Para obtenção dos dados, optou-se por entrevista semiestruturada, permitindo que todo o conteúdo fosse analisado por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontam para a maneira generalizante com que a beleza corporal é apreendida nas práticas cotidianas pelas pessoas com cegueira. Por fim, o tato, a linguagem e a audição se mostraram mecanismos importantes para o desenvolvimento das representações sociais de corpo e para o estreitamento com o mundo sensível sobre o qual se apresenta a beleza nas práticas e objetivações sociais de pessoas com cegueira.

Palavras-chave: corpo; cegueira congênita; beleza.

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Biografia do Autor

EVERTON LUIZ OLIVEIRA, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (Doutorando) da Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista. Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre e Doutorando em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, é professor no curso de Educação Física do Centro Unviersitário Unifafibe/ Bebedouro - S.P.

FÁTIMA ELISABETH DENARI, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (Doutorando) da Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Estudos Sociais pela Associação de Escolas Reunidas de São Carlos (1976), graduação em Complementação Pedagógica pela Faculdade Sâo Luiz (1986), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1984) e doutorado em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente, é professora associado junto ao departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos e professor e orientador de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós Graduação em Educação Especial. 

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Arquivos adicionais

Publicado

2017-10-08

Como Citar

OLIVEIRA, E. L., & DENARI, F. E. (2017). AS SINGULARIDADES DA CEGUEIRA CONGÊNITA NA APREENSÃO DO CORPO. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 14(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/6564