REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES RECÉM-FORMADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Josiane Rosa Terradas EF/FCARP
  • Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Resumo

A pesquisa investigou as dificuldades enfrentadas por professores recém-formados em Educação Física, no exercício da prática pedagógica no Ensino Fundamental I, no município de Araputanga (MT). A abordagem metodológica é qualitativa e descritiva. Os participantes da pesquisa foram três licenciados recém-formados em Educação Física. Identificou-se que as dificuldades, para o desempenho da prática pedagógica, estão relacionadas à ausência da rotina do planejamento das aulas; a inexpressiva presença da Educação Física na proposta político pedagógica da escola que afeta a sua legitimidade entre os componentes curriculares; e a necessidade da aproximação da teoria da prática na formação. Avaliou-se que o processo de formação acadêmico-profissional não é totalmente responsável pela qualificação da atuação docente, exigindo do professor o esforço constante da reflexão contextualizada da sua prática pedagógica considerando a realidade sociocultural da escola e do aluno.
Palavras-chave: educação física; ensino fundamental I; prática
pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Terradas, J. R., & Coffani, M. C. R. da S. (2017). REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES RECÉM-FORMADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 15(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/5835