A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE MEIA IDADE EM TESES E DISSERTAÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA

Autores

  • Priscilla de Cesaro Antunes Universidade Federal de Goiás
  • Ana Márcia Silva Universidade Federal de Goiás

Resumo

Este artigo consiste de descrição e análise da produção acadêmica acerca da meia-idade desenvolvida nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física no Brasil que disponibilizavam acesso on-line ao texto completo. Desenvolvida com técnica de recuperação da informação, contou com a aplicação de dois filtros conceituais e metodológicos. A amostra reduziu-se a 28 documentos, 2 teses e 26 dissertações em 8 programas de pós-graduação entre os anos 1993 e 2008. Os resultados indicam que cerca de 70% da produção estiveram voltados a identificar/analisar/avaliar/comparar efeitos de programas de exercícios em aspectos da vida e que os temas abordados concentraram-se no funcionamento fisiológico do corpo e sua relação com a atividade física, associados ao estudo de doenças, fatores de risco, capacidades e qualidades físicas.

Palavras-chave: educação física; meia-idade; produção acadêmica.

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Biografia do Autor

Priscilla de Cesaro Antunes, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Educação Física e Professora da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás.

Ana Márcia Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Ciências Humanas e Professora da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2016-08-15

Como Citar

Antunes, P. de C., & Silva, A. M. (2016). A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE MEIA IDADE EM TESES E DISSERTAÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 14(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/5813