ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA, SAÚDE DO IDOSO E EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTADO DA QUESTÃO

Autores

  • Braulio Nogueira de Oliveira Professor substituto - Universidade Estadual do Ceará (UECE) Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva - Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Resumo

O objetivo do estudo foi revisar a literatura nacional a respeito do trabalho do profissional de Educação Física com a Saúde do Idoso, no contexto da Estratégia Saúde da Família (ESF). A busca foi realizada em todas as bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, com estudos publicados nos últimos dez anos (2006-2016). Após passarem pelos critérios de aproveitamento, resultaram 30 artigos. Os trabalhos encontrados discutem principalmente: a categoria Educação Física na Saúde do Idoso; o perfil dos idosos; além de programas e projetos de atividade física para idosos. Conclui-se que há uma literatura densa voltada para o trabalho da Educação Física com a Saúde do Idoso, todavia, poucos estudos estão relacionados ao contexto da ESF; o modelo biomédico norteia a maioria dos estudos, além de tecnologias em saúde, como o apoio matricial e projeto terapêutico singular, entre outras, serem tangenciadas aos estudos.

Palavras-chave: estratégia saúde da família; Educação Física e treinamento; saúde do idoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-10-08

Como Citar

Oliveira, B. N. de. (2017). ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA, SAÚDE DO IDOSO E EDUCAÇÃO FÍSICA: O ESTADO DA QUESTÃO. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 14(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/5712