RELAÇÕES DE GÊNERO EM JOGOS DE QUEIMADA: DIFERENÇAS DE OPORTUNIDADES E APRENDIZAGENS

Autores

  • Juliana Fagundes Jaco Unicamp
  • Liane Aparecida Roveran Uchoga Unicamp
  • Helena Altmann Unicamp

Resumo

Este artigo analisa, sob a perspectiva de gênero, as relações entre os sujeitos e suas formas de participação em jogos de queimada realizados em aulas de educação física do ensino fundamental II de quatro escolas públicas. A pesquisa consistiu na realização de observações de jogos, na quantificação do número e forma de toques na bola durante os jogos e de entrevistas com estudantes. São analisados as diferentes formas de participação de meninos e meninas em jogos mistos, os fatores a elas relacionados e as relações de gênero estabelecidas nesta prática. As análises constatam desigualdades de participação entre meninos e meninas nos jogos mistos, que geram aprendizagens corporais diferenciadas para eles e elas e que, em diversos momentos, limitaram as aprendizagens das meninas.

Palavras-chave: gênero; educação física; jogo. 

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Biografia do Autor

Juliana Fagundes Jaco, Unicamp

Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas.

Liane Aparecida Roveran Uchoga, Unicamp

Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas.

Helena Altmann, Unicamp

Professora Doutora da Faculdade de Educação Física da Unicamp.

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Publicado

2017-10-08

Como Citar

Jaco, J. F., Uchoga, L. A. R., & Altmann, H. (2017). RELAÇÕES DE GÊNERO EM JOGOS DE QUEIMADA: DIFERENÇAS DE OPORTUNIDADES E APRENDIZAGENS. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 14(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/5491