NOS CAMINHOS DO CORPO: REFLEXÕES SOBRE A BELEZA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Liege Monique Filgueiras Silva UFRN
  • Karenine Oliveira Porpino UFRN

Resumo

Falar em corpo e beleza parece algo bastante familiar à Educação Física. Nesse sentido, buscamos refletir as relações entre corpo, beleza e Educação Física, tendo como referência metafórica as seguintes obras de arte: Apolo do Belvedere, Narciso no lago e O acrobata. Inicialmente, ressaltaremos a experiência da beleza em sua relação com o corpo, considerando dois referenciais de beleza pautados pelas imagens de Apolo e Narciso. Em seguida, apresentaremos algumas reflexões com base na obra O acrobata, de Pablo Picasso, no sentindo de apontar contribuições para o campo da Educação Física.

Palavras-Chave: corpo; beleza; educação física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liege Monique Filgueiras Silva, UFRN

Possui graduação em Educação Física (2008), especialização em Ensino da Educação Física
(2009), mestrado em Educação (2011) e atualmente é doutoranda do Programa de
Pós-graduação em Educação, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É
pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação
(CIRANDAR - UFRN). Tem experiência na área de Educação Física e Educação, atuando
principalmente nos seguintes temas: Corpo, Beleza, Estética, Esporte e Educação Física.

Karenine Oliveira Porpino, UFRN

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989), Especialização em Dança-Educação Física pela UNIFEC (1992), mestrado em Educação (1996) e doutorado em Educação pela UFRN (2001). Atualmente é professora associada do Departamento de Artes da UFRN, onde coordena o Curso de Licenciatura em Dança e o Grupo de pesquisa em Corpo, dança e processos de criação - CIRANDAR. Atua nos Programas de Pós-graduação em Educação e em Artes Cênicas, ambos na UFRN. Tem experiência no campo da dança como artista e professora, desenvolve projetos de pesquisa e extensão no campo das relações entre corpo, estética, dança e educação.

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

Silva, L. M. F., & Porpino, K. O. (2016). NOS CAMINHOS DO CORPO: REFLEXÕES SOBRE A BELEZA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 14(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4827