COMPOSIÇÃO CORPORAL, PERFIL LIPÍDICO E CAPACIDADES FÍSICAS DE MULHERES MENOPAUSADAS QUE PRATICAM OU NÃO EXERCÍCIOS FÍSICOS

Autores

  • Fernanda Turrioni Costa Faculdade Ideal Paulista FIP
  • Clauberto de Oliveira Costa Universidade Metodista de Piracicaba
  • Tania Cristina Pithon-Curi

Resumo

A menopausa é um período cercado de alterações no corpo feminino, no entanto o hábito de praticar exercícios físicos pode amenizar os sintomas fisiológicos da menopausa e ajudar a controlar as alterações físicas. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do exercício físico, no caso o voleibol adaptado, associado ou não à terapia de reposição hormonal sobre a composição corporal, perfil lipídico, flexibilidade e a resistência muscular localizada do tronco de mulheres menopausadas. Participaram deste estudo 23 mulheres saudáveis na pós-menopausa. Os dados demonstram que mulheres na pós-menopausa que praticam o vôlei adaptado não apresentam composição corporal e perfil lipídico melhor em relação ao grupo não exercitado, a flexibilidade foi maior no grupo controle em relação ao grupo treinado, na resistência muscular localizada do tronco houve diferença significativa (p<0,05) entre o grupo treinado com terapia hormonal e o grupo controle. Sugerimos que o exercício físico seja bem orientado e planejado, seguindo as diretrizes do American College of Sport Medicine (ACSM) para que os benefícios físicos e fisiológicos sejam adquiridos.

Palavras-Chave: menopausa, exercício, composição corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Turrioni Costa, Faculdade Ideal Paulista FIP

Formada em Educação Física pela UNIMEP, possui especialização em Fsiologia do Exercício e Mestrado em Performance Humana pela UNIMEP.

Clauberto de Oliveira Costa, Universidade Metodista de Piracicaba

Formado em Educação Física e Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba, Mestre em Educação, coordenador dos cursos de licenciatura e bacharelado da Universidade Metodista de Piracicaba.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-08-15

Como Citar

Costa, F. T., Costa, C. de O., & Pithon-Curi, T. C. (2016). COMPOSIÇÃO CORPORAL, PERFIL LIPÍDICO E CAPACIDADES FÍSICAS DE MULHERES MENOPAUSADAS QUE PRATICAM OU NÃO EXERCÍCIOS FÍSICOS. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 14(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4787