INSATISFAÇÃO CORPORAL E ESTADO NUTRICIONAL EM ATLETAS DE KARATÊ

Autores

  • Leonardo de Sousa Fortes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Fernanda Laus Universidade de São Paulo
  • Juliana Filgueiras Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Sebastião Sousa Almeida Universidade de São Paulo
  • Maria Elisa Caputo Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a insatisfação corporal, associando-a ao estado nutricional em atletas de karatê de diferentes faixas etárias. Foram recrutados para a amostra 58 atletas de ambos os sexos com idades entre 10 e 53 anos. Avaliou-se a insatisfação corporal através do Body Shape Questionnaire (BSQ). Todas as análises foram realizadas através do software SPSS 17.0 for Windows, com nível de significância estatística de 5%. Os resultados não mostraram diferenças nas médias do BSQ entre os grupos. A insatisfação com a imagem corporal indicou associação com o estado nutricional apenas no grupo adolescente (p<0,01). Concluiu-se que os atletas apresentaram baixos riscos de transtornos mentais e que o estado nutricional esteve relacionado com a insatisfação corporal apenas nos adolescentes.

Palavras-chave: imagem-corporal; atletas; artes marciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo de Sousa Fortes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (UFJF). Mestreem Educação Física (UFJF / UFV).

Maria Fernanda Laus, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Nutrição pela Universidade de Ribeirão Preto (2004) e mestrado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2009). Atualmente é aluna de Doutorado da Universidade de São Paulo no Programa de Psicobiologia do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP-USP. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Percepção da Imagem Corporal, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, mídia e comportamento alimentar.

Juliana Filgueiras, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Educação Física (UFJF).

Sebastião Sousa Almeida, Universidade de São Paulo

Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Graduado em Psicologia pela FFCLRP-USP. Especialista em Nutrição pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Mestrado e Doutorado em Farmacologia pela FMRP-USP. Pós-doutorado pela Boston Medical School -USA (1993-1995) e Livre-Docente pela USP (1997). Atualmente é Professor Titular e Diretor da da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Membro do corpo editorial das revistas Nutritional Neuroscience (USA), Psychology & Neuroscience (Brasil) e Estudos de Psicologia (Natal). Lider do Grupo de Pesquisa "Nutrição e Comportamento" do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Chefe do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP-USP por dois mandatos (2003-2005 e 2005-2007). Presidente da Comissão de Pesquisa da FFCLRP-USP (2007-2009). Orientador Pleno nos Programas de Pós-Graduação em Psicobiologia-FFCLRP-USP e Psicologia-FFCLRP-USP, onde já concluiu a orientação de 02 Pós-Doutorados, 14 Doutorados, 20 Mestrados e 20 Iniciação Científica. Tem experiência na área de Psicologia (Processos Psicológicos Básicos - Psicologia Experimental), com ênfase em Psicobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desnutrição proteica precoce, ansiedade, aprendizagem e comportamento, comportamento alimentar e determinantes ambientais da obesidade em crianças e adolescentes.

Maria Elisa Caputo Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993) e Bacharel em SERVIÇO SOCIAL pela Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro (1977).Especialista em Docência Universitária pela Universidade Castelo Branco (1995). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998), e Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (1996). Doutorado (2006) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Membro do corpo editorial das revistas: HU Revista (JF-MG), Revista da Educação Física da UEM (Maringá-PR), Revista Mineira de Educação Física (UFV- Viçosa-MG), Revista de Educação Física do Exército Brasileiro (RJ). Líder do Grupo de Pesquisa Corpo e Diversidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientadora Plena nos programas de Pós-Graduação Associado em Educação Física UFV-UFJF e em Psicologia ICH-UFJF, onde já concluiu a orientação de 10 Mestrados e 20 Iniciação Científica e Treinamento Profissional. Tem experiência na área de Educação Física (Movimento Humano), com ênfase em Estudos do Corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, prevalência de satisfação ou insatisfação corporal em adolescentes, jovens e adultos atletas e não atletas, obesidade e envelhecimento.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-10-08

Como Citar

Fortes, L. de S., Laus, M. F., Filgueiras, J., Almeida, S. S., & Ferreira, M. E. C. (2017). INSATISFAÇÃO CORPORAL E ESTADO NUTRICIONAL EM ATLETAS DE KARATÊ. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 14(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4231