Influência do tipo de ambiente domiciliar na coordenação motora de crianças

Autores

  • Ricardo Henrique Bim Universidade Estadual de Maringá
  • Amanda Cristina de Moura Ferreira
  • Vanildo Rodrigues Pereira

Resumo

Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a influência do tipo de ambiente domiciliar na coordenação motora de crianças. Participaram 93 crianças (47 meninos e 46 meninas) de 6 a 10 anos de idade, matriculadas em uma escola pública de ensino fundamental na cidade de Maringá, Paraná, Brasil.Como instrumentos de medida, foram utilizados a Bateria de Testes de Coordenação Corporal para Crianças (KTK) e uma questão sobre o tipo de residência em que viviam. A coleta de dados ocorreu na escola dessas crianças e para análise dos dados utilizou-se o Teste U de Mann-Whitney. Os resultados demonstraram que a maior parte das crianças (n = 74) apresentou coordenação motora normal. Quatorze apresentaram desempenho abaixo do normal e 5 mostraram-se acima desse nível. Atingiram a classificação normal 38 meninos e 36 meninas. Assim, não se evidenciou diferença significativa entre os sexos (p = 0,993). O tipo de ambiente domiciliar (casa ou apartamento) não influenciou o desempenho no teste (p = 0,971).

 Palavras-chave: ambiente; coordenação motora; crianças. 

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Publicado

2012-08-01

Como Citar

Bim, R. H., Ferreira, A. C. de M., & Pereira, V. R. (2012). Influência do tipo de ambiente domiciliar na coordenação motora de crianças. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 11(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3760