PERFIL DO ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DO SEXO FEMININO ENTRE AS DÉCADAS DE 1960 A 2000

Autores

  • Adilson Domingos dos Reis Filho Universidade de Cuiabá - UNIC; Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG; Núcleo de Estudos em Aptidão Física, Informática, Metabolismo, Esporte e Saúde (NAFIMES/UFMT).
  • Murilo Ferreira Flores
  • Eliana Santini Universidade de Cuiabá (UNIC); Núcleo de Estudos em Aptidão Física, Informática, Metabolismo, Esporte e Saúde (NAFIMES/UFMT).
  • Gilmar Fiorini Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Resumo

Com o advento da obesidade em nível epidemiológico nos últimos anos, houve maior preocupação na identificação precoce desta condição para posterior intervenção. Com isso, o presente estudo objetivou identificar a prevalência do estado nutricional de adolescentes do sexo feminino pelo índice de massa corporal (IMC=kg/m2).Foram analisadas a massa corporal (kg) e a estatura (m) de adolescentes de uma escola particular localizada no município de Cáceres-MT, realizadas ao longo das décadas de 1960, 1970, 1980, 1990 e 2000. Foi calculado o IMCe a prevalência do estado nutricional paracada ponto de corte de acordo com os Centers for DiseaseControlandPrevention (CDC). Não houve variância do IMC nas décadas analisadas. Foi encontrada prevalência para a amostra total de 11,2% (n=114) para o sobrepeso e 3,8% (n=39) para a obesidade. Conclui-se que em cidades interioranas, o IMC permaneça dentro dos limites considerados saudáveis.

Palavras-chave:Índice de massa corporal, Obesidade, Adolescentes.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Domingos dos Reis Filho, Universidade de Cuiabá - UNIC; Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG; Núcleo de Estudos em Aptidão Física, Informática, Metabolismo, Esporte e Saúde (NAFIMES/UFMT).

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso, Especialização em Fisiologia do Exercício; Especialização em Exercício Físico aplicado à Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais; Mestrado em Biociências pela FANUT/UFMT, na linha de pesquisa Nutrição, Exercício, Rendimento Físico e Doenças Metabólicas. Revisor ad hoc dos periódicos científicos Motriz, Pensar a Prática, Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Revista Saúde e Pesquisa e Journal of Physical Education and Sport Management. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Atividade física e saúde, Fisiologia do Exercício, Medidas e Avaliação em Educação Física e Esportes, Cineantropometria, Composição Corporal, Bioquímica do Exercício, Aptidão Física e Envelhecimento.

Eliana Santini, Universidade de Cuiabá (UNIC); Núcleo de Estudos em Aptidão Física, Informática, Metabolismo, Esporte e Saúde (NAFIMES/UFMT).

Bacharel em Nutrição pela Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Atividade Física e suas Bases Nutricionais pela Universidade Veiga de Almeida. Mestrado Sanduiche em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP-Ribeirão Preto). Mestranda em Biociências pela FANUT/UFMT na linha de pesquisa Nutrição, Exercício, Rendimento Físico e Doenças Metabólicas. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição e Atividade Física.

Gilmar Fiorini, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Professor da Faculdade de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Downloads

Publicado

2017-12-07

Como Citar

Reis Filho, A. D. dos, Flores, M. F., Santini, E., & Fiorini, G. (2017). PERFIL DO ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DO SEXO FEMININO ENTRE AS DÉCADAS DE 1960 A 2000. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 15(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3547