Escola de postura: uma metodologia adaptada aos pubescentes

Autores

  • Cláudia Tarragô Candotti Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Carla Harzheim Macedo Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Matias Noll Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Kate de Freitas Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resumo

O trabalho tem como objetivo mostrar a contribuição de um programa de Escola de Postura Adaptada, na promoção de mudanças nos hábitos de postura dos pubescentes. A amostra foi composta por 28 pubescentes, entre 11 e 14 anos de idade, de ambos os sexos, da cidade de São Leopoldo / RS, dividida em dois grupos: controle e experimental. Os instrumentos de avaliação no pré e pós-experimento foram: (1) avaliação da postura estática, no posturógrafo, (2) avaliação da postura dinâmica através de um circuito das atividades de vida diária e, (3) aplicação de questionários para avaliar a dor nas costas e o conhecimento teórico.  Os resultados mostraram que a Escola de Postura Adaptada teve um efeito positivo e significativo (p<0,05) no grupo experimental quanto: (1) ao realinhamento da postura estática, (2) ao conhecimento teórico e, (3) a postura dinâmica nas atividades cotidianas.

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Como Citar

Candotti, C. T., Macedo, C. H., Noll, M., & Freitas, K. de. (2011). Escola de postura: uma metodologia adaptada aos pubescentes. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 9(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3482