Conhecimento tático no voleibol: estudos e pesquisas na área

Autores

  • Cláudio Olivio Vilela Lima Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gustavo De Conti Teixeira Costa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Pablo Juan Greco Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

No contexto situacional do jogo durante a tomada de decisão e a ação, ao se concretizar um movimento, gesto técnico, são realizadas escolhas entre diferentes opções existentes, o que reúne as intenções táticas do atleta nesta situação através da sua ação motora. Dois conhecimentos são importantes para o sucesso nos jogos: o conhecimento tático teórico relacionado com as regras do esporte, com a localização dos jogadores em quadra e com os objetivos e submetas do jogo, denominado de conhecimento declarativo (“O que fazer”) (FRENCH E THOMAS, 1987), e o conhecimento processual que se constitui na realização de um comportamento, ou seja, do “como fazer” uma coisa, como colocar em prática uma decisão tomada (ANDERSON, 2004). Com base nos estudos apresentados pode se inferir que os jogadores das categorias de base, tomam a decisão certa, isto é, sabem declarar corretamente o que fazer, porém não conseguem explicar detalhadamente o porquê de tal decisão. Isto implica na necessidade de se desenvolver o conhecimento tático durante os treinos e, ao mesmo tempo, refletir em relação às formas de condução do treinamento, principalmente dos jovens voleibolistas.

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Publicado

2011-07-04

Como Citar

Lima, C. O. V., Costa, G. D. C. T., & Greco, P. J. (2011). Conhecimento tático no voleibol: estudos e pesquisas na área. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 9(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3476