Educação Física no Ensino Fundamental: os conteúdos conceituais propostos pelos professores

Autores

  • Luana Costa Soares da Fonseca Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Elisabete dos Santos Freire Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

A educação física, como qualquer outro componente curricular da educação básica, possui conteúdos específicos da sua área, que colaboram para a formação integral do indivíduo. Esses conteúdos aparecem em três dimensões do conhecimento: atitudinal, procedimental e conceitual. A dimensão conceitual está sempre presente nas aulas, mas nem sempre aparece de forma organizada e coerente. Assim, o presente estudo teve como objetivo verificar quais conteúdos conceituais são selecionados por professores de Educação Física para as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental. Para coleta de dados foram entrevistados 5 (cinco) professores que ministram aulas de educação física para as séries selecionadas e que tivessem compreensão das três dimensões de ensino. A escolha dos professores a serem entrevistados foi feita através da indicação de professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie, devido ao reconhecimento do trabalho feito por tais professores. A análise dos dados foi feita através da técnica de análise de conteúdo. Verificouse que os professores apontam inúmeros conceitos ensinados em suas aulas a partir da 1ª série do ensino fundamental. Nas 3ª e 4ª séries o volume e detalhamento de conceitos ensinados é maior do que nas séries anteriores. Isso acontece porque, conforme relatos dos professores, os conceitos devem ser ensinados de acordo com a capacidade de abstração dos alunos, que é maior nos alunos mais velhos. Eles salientam também a importância de que os conteúdos ensinados sejam significantes para o aluno, para que possam aplicá-los em seu cotidiano. Esses conteúdos podem ser organizados em 4 categorias, que envolvem os seguintes aspectos: motores, bio-fisiológicos, sócio-culturais e ambientais. Percebe-se um predomínio de conceitos do aspecto bio-fisiológico, como freqüência cardíaca, hidratação, regulação da temperatura e outros. Assim, foi possível verificar que esse grupo de professores é exemplo de que há avanços na organização  dos conteúdos da Educação Física, pois conseguem selecionar com clareza, de forma detalhada e significante, os conceitos que querem ensinar em suas aulas.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-02-23

Como Citar

Fonseca, L. C. S. da, & Freire, E. dos S. (2010). Educação Física no Ensino Fundamental: os conteúdos conceituais propostos pelos professores. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 5(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1897