A interação das pessoas com Síndrome de Down em atividades na água

Autores

  • Camila Bueno de Carvalho Escola Superior de Educação Física de Jundiaí
  • Mayara Vano Aricó de Almeida Escola Superior de Educação Física de Jundiaí
  • Graciele Massoli Rodrigues Escola Superior de Educação Física de Jundiaí
  • Marcelo Conte Escola Superior de Educação Física de Jundiaí

Resumo

A Síndrome de Down é uma anomalia que se encontra dentro das deficiências mentais causadas por um acidente biológico. O interacionismo simbólico enfatiza o processo cognitivo (pensamento e raciocínio), mas enfatiza muito mais a interação do indivíduo com a sociedade. O presente estudo teve como objetivo avaliar as implicações (ou efeitos) da natação na interação da pessoa com Síndrome de Down. O método de pesquisa foi descritivo qualitativo, com o instrumento do tipo de questionário com perguntas abertas para os professores e pais dos alunos com Síndrome de Down. Para isto foram questionados 06 sujeitos, sendo 3 professores de Educação Física Adaptada e 3 sujeitos da família (mãe e pai) de pessoas com Síndrome de Down, ambos praticantes de atividades aquáticas/natação em um Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas. A análise dos dados foi realizada com base na análise do sujeito coletivo. Nos resultados encontrados pudemos identificar que a interação do ponto de vista dos professores acontece com os alunos e eles mesmos, já para os pais isso não fica evidente, isso ocorre somente com o professor. Assim, podemos concluir que a natação influencia na interação da pessoa com Síndrome de Down e isso pode se desdobrar nas possíveis interações que o indivíduo realiza na sociedade.

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Publicado

2009-10-14

Como Citar

Carvalho, C. B. de, Almeida, M. V. A. de, Rodrigues, G. M., & Conte, M. (2009). A interação das pessoas com Síndrome de Down em atividades na água. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 7(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1515