Atividade física convencional (musculação) e aparelho eletroestimulador: um estudo da contração muscular. Estimulação elétrica: mito ou verdade?

Autores

  • Denise Elena Grillo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Antonio Carlos Simões Universidade de São Paulo

Resumo

A eletroestimulação, difundida na mídia, vende a idéia de reduzir a gordura localizada e aumentar a força e resistência muscular localizada. Coube-se propor um estudo comparativo entre a atividade física convencional e a eletroestimulação, para que tivéssemos informações sobre a diferença de rendimento obtido pelos dois métodos. Esta pesquisa investigou grupos de indivíduos do sexo feminino que foram submetidos a uma atividade com sobrecarga e sessões de um aparelho eletroestimulador. Foram feitos testes de hipótese, para verificação das diferenças dos resultados no nível de significância 5%. O eletroestimulador, utilizado nesta pesquisa na sua potência máxima, apresenta resultados significantes, porém limitados em relação ao método tradicional, uma vez que os indivíduos que trabalharam com a musculação utilizaram pesos de apenas 40% da carga máxima.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-08-11

Como Citar

Grillo, D. E., & Simões, A. C. (2009). Atividade física convencional (musculação) e aparelho eletroestimulador: um estudo da contração muscular. Estimulação elétrica: mito ou verdade?. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 2(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1358