O jogo, a Educação Física e a escola: é possível falsear as implicações da teoria Piagetiana?

Autores

  • Jorge Dorfman Knijnik Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Rosangela Nobre Pires Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marina Soares Fressato Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

Este trabalho procura discutir a importância do jogo no desenvolvimento psicológico infantil, com base no modelo científico de estágios de desenvolvimento cognitivo proposto por Jean Piaget. Para testar a validade das características apontadas para o estágio pré-operatório (aproximadamente entre 2 e 6/7 anos de idade) no interior desse modelo, foi realizado um jogo de regras chamado pique tesouro, com 12 crianças de 4 anos de idade, na creche pública Santa Helena. Concluiu-se que a proposta de Piaget, apesar do tempo e das mudanças socioculturais, continua pertinente, uma vez que as crianças não conseguiram realizar a atividade proposta, ou atuar em grupo – e que o jogo para essa faixa etária funciona muito mais como uma brincadeira de fantasia.

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Publicado

2009-08-11

Como Citar

Knijnik, J. D., Pires, R. N., & Fressato, M. S. (2009). O jogo, a Educação Física e a escola: é possível falsear as implicações da teoria Piagetiana?. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 1(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1357