A influência motivacional da música em mulheres praticantes de ginástica de academia

Autores

  • Nicole Lopes Moura Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Denise Elena Grillo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Marcos Merida Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • José Renato Campanelli Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Fernanda Merida Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

A música parece ter um papel significativo no sucesso das sessões de atividade física para mulheres, tornando relevante a escolha de uma seleção musical que possa contribuir para a motivação e o prazer de estar naquele ambiente. O presente estudo objetivou analisar entre diferentes estilos musicais, qual oferece maior grau de motivação para a prática de ginástica de academia em mulheres adultas. Para a pesquisa, selecionaram-se 10 sujeitos do sexo feminino, com faixa etária entre 23 e 48 anos, praticantes de atividade física regular. Foram realizadas quatro aulas de Bike Indoor, com duração de 50 minutos cada, onde cada sessão apresentou um estilo musical diferente, sendo eles: Anos 80, Rock, Ritmos Nacionais e  Música Eletrônica. Para avaliar a motivação dos sujeitos foram utilizados questionários, a  escala de percepção de esforço (RPE – Ratings of Perceived Exertion – Borg, 2000). Nas aulas, utilizaram-se dez bicicletas estacionárias e um aparelho de som. No final do estudo concluiu-se que os estilos musicais considerados mais vocais, como “Anos 80” e “Ritmos Nacionais” agradaram mais o público estudado do que os estilos musicais com enfoques instrumentais, como ocorreu em “Rock” e “Música Eletrônica”. Além disso, notou-se que quanto mais motivante é a música utilizada em aula, maior é o esforço físico desempenhado pelas alunas durante a sessão.

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Publicado

2009-08-06

Como Citar

Moura, N. L., Grillo, D. E., Merida, M., Campanelli, J. R., & Merida, F. (2009). A influência motivacional da música em mulheres praticantes de ginástica de academia. Revista Mackenzie De Educação Física E Esporte, 6(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1241