Análise sobre o impacto da dívida pública do Brasil nas despesas do governo no período de 1999 a 2013

Autores

  • Gustavo Henrique Leite de Castro Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Luan Vinícius Bernadelli
  • Fernando Antônio Sorgi

Resumo

 

RESUMO

Por meio de dados divulgados pelo Banco Central do Brasil (BACEN) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) foi realizado uma análise da dívida pública brasileira dos anos de 1999 a 2013 relacionando questões do endividamento público, gastos com a dívida e a taxa de juros paga pelo governo, realizando um comparativo com outros países dos BRICS. Visualizou-se a alteração do portfólio da dívida, dando prioridade para o endividamento interno e buscou-se demonstrar os pontos positivos e negativos desta. Foram ressaltadas ainda características peculiares que levaram o Brasil a possuir uma das dívidas mais caras do mundo. Por fim, foi realizada uma analise econométrica, por meio de uma regressão múltipla, através do método dos mínimos quadrados ordinários (MQO) que evidenciará a relação existente entre as despesas e receitas totais do governo e a dívida líquida total.

 

Palavras-chave: Dívida líquida, Dívida bruta, Dívida externa, Dívida interna

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Leite de Castro, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Gustavo Castro - Possui graduação técnica em Contabilidade, pelo Centro Paula Souza-SP (2010). Cursando Ciências Econômicas, na Universidade Estadual do Norte do Paraná(UENP). Tem experiência na área contábil/administrativa e financeira, por ter feito parte do programa de extensão da USF (Universidade Sem Fronteiras) Programa Bom Negócio Paraná . Acadêmico colaborador no Grupo de Estudo em Economia Medieval (GEEM), orientado pelo prof. Me. Ricardo Dalla Costa. É conselheiro efetivo no Conselho Regional de Economia Acadêmico do Paraná - 6ª Região (CORECONAcadêmico-PR)

Luan Bernardelli -Possui ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná(2012). 

Fernando Sorgi - Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Marília (1986). Especialista em Gestão de Pessoas e Marketing pela FAFICOP. Mestrado em Desenvolvimento Econômico pela UFPR. Atualmente é professor da UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná e PRÓ-REITOR DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

Leite de Castro, G. H., Bernadelli, L. V., & Sorgi, F. A. (2016). Análise sobre o impacto da dívida pública do Brasil nas despesas do governo no período de 1999 a 2013. Revista De Economia Mackenzie, 12(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/7620

Edição

Seção

Artigos