A eficiência técnica da indústria petroquímica: um estudo de caso

Autores

  • Stanley Wagner Lins Santos FAT UFAL
  • André Maia Gomes Lages Professor doutor na Universidade Federal de Alagoas
  • Dilson José de Sena Pereira Professor doutor na Universidade Federal de Alagoas

Resumo

A indústria petroquímica possui nos hidrocarbonetos derivados do petróleo e no gás natural sua principal fonte de matéria prima. Sabendo que as cadeias constituintes de cada segmento de atividade industrial possuem características distintas, muitas vezes advindas da necessidade de se produzir de forma cada vez mais eficiente, o objetivo deste trabalho é verificar algumas particularidades dos insumos utilizados no processo de produção de monocloreto de vinila da Braskem S.A, e desta forma a partir da análise de duas modelagens econométricas distintas, uma contendo insumos com maior grau de especificidade e integrados a empresa e a outra com ativos com baixa especificidade e produzidos extra firma, validar a hipótese de que quanto mais específicos são os ativos maiores são os incentivos para integração dos mesmos aos processos produtivos devido à necessidade de torna-los tecnicamente mais eficientes e a existência de economias de escala na produção.

Palavras-Chave: hidrocarbonetos, insumos, especificidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stanley Wagner Lins Santos, FAT UFAL

Mestre em economia aplicada pela Universidade federal de Alagoas, graduado em ciências economicas pela universidade federal de Alagoas, pós graduado em processos petroquímicos pela UNIFACS.

André Maia Gomes Lages, Professor doutor na Universidade Federal de Alagoas

Professor pesquisador do Mestrado em economia aplicada da UFAL, atua na área de desenvolvimento regional e microeconomia.

Dilson José de Sena Pereira, Professor doutor na Universidade Federal de Alagoas

Professor pesquisador do Mestrado em economia aplicada da UFAL, atua na área de desenvolvimento regional, microeconomia e econometria.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

Santos, S. W. L., Gomes Lages, A. M., & Pereira, D. J. de S. (2016). A eficiência técnica da indústria petroquímica: um estudo de caso. Revista De Economia Mackenzie, 12(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/7339

Edição

Seção

Artigos