O papel do sistema bancário no financiamento da inovação para os estados brasileiros

Autores

  • Lúcio Otávio Seixas Barbosa Atualmente é doutorando em economia pelo programa de pós-graduação do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional – CEDEPLAR/UFMG. Possui graduação em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro(2006) e mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina(2010). Atualmente é Especialista em Políticas Públicas e Gestão da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional.
  • Gustavo Figueiredo Campolina Diniz Atualmente é doutorando em economia pelo programa de pós-graduação do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional – CEDEPLAR/UFMG e integrante do Laboratório de Estudos em Moeda e Território (LEMTe). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). E mestrado em Economia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Douglas Alcantara Alencar Atualmente é doutorando em economia pelo programa de pós-graduação do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional – CEDEPLAR/UFMG. Mestre pelo programa de pós-graduação em Economia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e é professor assistente licenciado do Complexo Educacional FMU. Têm interesse em economia internacional, fluxos internacionais de capital e Crescimento Econômico.

Resumo

O presente trabalho busca compreender a relação entre a atividade inovadora brasileira e sua forma de financiamento. A questão problema que norteia esse trabalho é: pode-se considerar que o setor financeiro contribuiu para o financiamento do processo de inovação dos Estados brasileiros dos anos 2000 a 2010? Os dados utilizados são: patentes per capita, PIB, agência per capita (proxy para o nível de centralidade de uma localidade), crédito concedido a pessoas jurídicas e gastos governamentais em P&D. A metodologia estatística é de regressão de dados em painel. Os resultados apontam para a perda da relevância do nível de centralidade de um lugar como determinante do depósito de patentes, o exercício empírico sugere que o sistema financeiro privado financia a inovação referente à aquisição de máquinas e equipamentos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

Barbosa, L. O. S., Diniz, G. F. C., & Alencar, D. A. (2016). O papel do sistema bancário no financiamento da inovação para os estados brasileiros. Revista De Economia Mackenzie, 12(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/7026

Edição

Seção

Artigos