Inovação tecnológica e a flexibilidade gerencial: uma aplicação da teoria das opções reais

Autores

  • Michele Bezerra Saito Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),
  • Marcos Roberto Gois Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • José Lamartine Távora Júnior BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social; DECON - Departamento de Economia; PIMES - Pos-Graduação em Economia; e PPGEP - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pernambuco.

Resumo

Muitas empresas sentem-se forçadas a buscar uma rápida adaptação às mudanças, num ambiente de incerteza e competição acirrada, procurando investir de maneira que proporcionem seu crescimento. E para os investidores, incorporar as flexibilidades é uma forma de permitir que o risco e a incerteza, presentes em investimentos de inovação tecnológica, tornem-se uma oportunidade estratégica a serem exploradas. O presente estudo mostra que a Teoria das Opções Reais é utilizada como método de precificação, por incluir em sua metodologia incertezas e flexibilidades gerenciais, dando ao projeto outra possibilidade, caso pela avaliação tradicional o VPL não seja o desejado. Para empregar a referida teoria, este trabalho analisa a opção de postergar o projeto, cujos valores foram obtidos hipoteticamente. De forma que se possa analisar como a TOR agrega valor, levando em consideração as alterações peculiares do mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Bezerra Saito, Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),

Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestrado Acadêmico em Engenharia de Produção pela UFPE.

Marcos Roberto Gois Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Economia pelo PIMES/UFPE e mestre em administração pelo PROPAD/UFPE.

Professor do Departamento de Ciências Administrativas, da pós-graduação em Administração Propad – UFPE e Programa de Pós-gradução em Economia – PPGE/CAA - UFPE

Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

José Lamartine Távora Júnior, BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social; DECON - Departamento de Economia; PIMES - Pos-Graduação em Economia; e PPGEP - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pernambuco.

Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2012-05-30

Como Citar

Saito, M. B., Oliveira, M. R. G., & Távora Júnior, J. L. (2012). Inovação tecnológica e a flexibilidade gerencial: uma aplicação da teoria das opções reais. Revista De Economia Mackenzie, 9(3). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/4187

Edição

Seção

Artigos