Valoração econômica ambiental da água mineral: uma aplicação do método de imputação residual

Autores

  • Pedro dos Santos Portugal Júnior Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG.
  • Bastiaan Philip Reydon Instituto de Economia da Unicamp.
  • Alexandre Gori Maia Instituto de Economia da Unicamp.
  • Nilton dos Santos Portugal Centro Universitário do Sul de Minas.
  • Fabrício Pelloso Piurcosky Centro Universitário do Sul de Minas.

Resumo

O presente estudo apresenta a aplicação do método de imputação residual na valoração econômica ambiental da água mineral, tomando como base os dados contábeis divulgados por uma empresa do ramo entre os anos de 2011 e 2012. Apesar de ser realizado em termos ex-post, a aplicação do método demonstra a importância e o impacto que haveria nos resultados da empresa caso ela arcasse com o pagamento pela exploração desse recurso ambiental. Inicialmente, apresenta-se uma breve consideração sobre a valoração ambiental e seus principais métodos, enfatizando o método usado no estudo: imputação residual. Posteriormente, são apresentados os dados contábeis da empresa e realiza-se o cálculo do valor econômico ambiental da água mineral. Conclui-se que a empresa apresenta altas margens de retorno e que, mesmo pagando pelo uso do recurso ambiental, ainda apresentaria altos resultados financeiros. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro dos Santos Portugal Júnior, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG.

Economista, especialista em gestão de negócios pela FACECA, mestre e doutor em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP. Professor e pesquisador do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG) desde 2006, membro do Centro de Empreendedorismo, Pesquisa e Inovação do UNIS-MG. Área de interesse em pesquisa: desenvolvimento econômico, gestão financeira das organizações, economia do meio ambiente, valoração econômica ambiental, gestão dos recursos hídricos e das águas minerais.

Bastiaan Philip Reydon, Instituto de Economia da Unicamp.

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente pelo Instituto de Economia - UNICAMP (1992). Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas, professor visitante - International Center for Land Policy Studies and Training em Taiwan e professor visitante - Utrecht University. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado e preços de terras, governança fundiária, regularização fundiária, desenvolvimento sustentável, economia do meio ambiente, valoração do meio ambiente.

Alexandre Gori Maia, Instituto de Economia da Unicamp.

Possui graduação em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (1996), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2001), doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Fez estágio de pós-doutorado em Latin American Studies na University of Texas - Austin (2007) e em Geografia na Universidade de São Paulo (2009). É Professor Livre Docente da Universidade Estadual de Campinas e coordenador da pós-graduação em Economia Agrícola e Ambiental. Tem experiência em métodos quantitativos aplicados à economia social e do meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: demografia econômica, desenvolvimento rural, avaliação de impactos ambientais; pobreza; desigualdade e desenvolvimento socioeconômico.

Nilton dos Santos Portugal, Centro Universitário do Sul de Minas.

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Cenecista de Varginha (1998), Especialista em Gerência de Empresas, MBA em Finanças, Mestre em Administração (2005) e Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Atualmente é professor titular nos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e de Produção, Arquitetura, Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário do Sul de Minas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, finanças e desenvolvimento sustentável.

Fabrício Pelloso Piurcosky, Centro Universitário do Sul de Minas.

Doutorando na Universidade Federal de Lavras, Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São João del-Rei (2013), Especialista em Tecnologias para Comunicação e Inovação Empresarial pelo Instituto Politécnico do Porto - Portugal (2015), MBA em Gestão de TI, Especialista em Redes de Computadores e Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2008, 2005, 2003). Professor em cursos de Pós-Graduação e Graduação nas áreas de Gestão de TI e Ciência da Computação. Coordenador do Departamento de Extensão Universitária e de Iniciação Científica do Grupo Educacional Unis.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-06-05

Como Citar

dos Santos Portugal Júnior, P., Philip Reydon, B., Gori Maia, A., dos Santos Portugal, N., & Pelloso Piurcosky, F. (2018). Valoração econômica ambiental da água mineral: uma aplicação do método de imputação residual. Revista De Economia Mackenzie, 14(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rem/article/view/10209

Edição

Seção

Artigos