Apoio e Satisfação Social de Cuidadores Primários de Crianças com Paralisia Cerebral

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Tatiana Afonso
Fernando Augusto Ramos Pontes
Simone Souza da Costa Silva

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar a satisfação com os apoios sociais disponíveis a cuidadores primários de crianças com PC. Participaram 101 cuidadores de crianças de 0 a 12 anos com paralisia cerebral. Instrumentos: Escala de Apoio Social, Escala de Satisfação com o Suporte Social, Inventário Sociodemográfico e Sistema de classificação da Função Motora Grossa. Procedimentos de análise: ANOVA, teste Qui-QUADRADO, correlação de Pearson e Teste de Correlação. Resultados: satisfação familiar apresentou o mais alto nível de satisfação seguido por satisfação com os amigos, satisfação íntima e atividades sociais. Os apoios estiveram relacionados positivamente aos diferentes tipos de satisfação. Os cuidadores de crianças mais velhas relataram menor apoio informacional e aqueles que cuidavam de crianças mais comprometidas relataram menor satisfação com a intimidade. Entretanto, o nível de satisfação geral se mostrou alto devido à alta satisfação com a família, resultado positivo na avaliação de famílias de crianças com PC.

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Como Citar
Afonso, T., Pontes, F. A. R., & Silva, S. S. da C. (2018). Apoio e Satisfação Social de Cuidadores Primários de Crianças com Paralisia Cerebral. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 20(2), 147–174. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p161-174
Seção
Desenvolvimento Humano
Biografia do Autor

Tatiana Afonso, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 1999). Especialista em desenvolvimento infantil pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), mestre pelo Programa de Pós-Graduação Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Bolsista CNPQ 01/08/2009 a 28/02/2011. Bolsista CAPES de 2012 a 2016 como doutoranda. Doutora pelo mesmo programa com tese defendida em 31 de agosto de 2016, intitulada:Práticas de cuidado, redes de apoio e satisfação social de cuidadores primários de crianças com paralisia cerebral. Membro do Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento - LEDH - vinculado ao programa de pós-graduação da UFPA onde pesquisa desenvolvimento humano e famílias de crianças com paralisia cerebral.

Fernando Augusto Ramos Pontes, Universidade Federal do Pará

Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Pará, vinculado ao Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento e ao Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Coordena em conjunto com mais 3 professoras o Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento no qual desenvolve pesquisas na área da Ecologia do Desenvolvimento Humano. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D- CAPS

Simone Souza da Costa Silva, Universidade Federal do Pará

Professora e diretora adjunta do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC/UFPA) onde ocupa o cargo de Diretora Academica da Unidade além de atuar no Programa de Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC) e na faculdade de psicologia. Bolsista de produtividade em Pesquisa 2 - CAPS

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