Engajamento Escolar: Adaptação e Evidências de Validade da Escala EAE-E4D

Conteúdo do artigo principal

Malu Egidio da Silveira
Francis Ricardo dos Reis Justi
http://orcid.org/0000-0001-7107-1672

Resumo

Engajamento escolar refere-se ao nível de envolvimento do aluno em atividades escolares, envolvendo quatro aspectos: comportamental, cognitivo, afetivo e agente. Este estudo objetivou adaptar e obter evidências de validade da escala EAE–4DE para o contexto brasileiro. Participaram desta pesquisa 337 alunos do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas. Os dados foram submetidos à aná- lise fatorial exploratória com o método de extração dos principais eixos fatoriais. O método das Análises Paralelas foi empregado, o que resultou em quatro fatores que explicaram 52,08% da variância. Os fatores foram teoricamente coerentes com as quatro dimensões do engajamento escolar previstas na escala original e apresentaram índices Alfa de Cronbach de aceitáveis (0,62 para o cognitivo) a bons (0,74, 0,78 e 0,81 para agente, comportamental e afetivo, respectivamente). Destaca-se a utilidade da escala para rastreio e monitoramento do engajamento na escola, mas recomenda-se cautela na interpretação do fator “engajamento cognitivo”.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Silveira, M. E. da, & Justi, F. R. dos R. (2018). Engajamento Escolar: Adaptação e Evidências de Validade da Escala EAE-E4D. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 20(1), 110–125. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n1p110-125
Seção
Avaliação Psicológica
Biografia do Autor

Francis Ricardo dos Reis Justi, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor do departamento de Psicologia da UFJF. Atua na área de processos psicológicos básicos e desenvolvimento humano.

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