Conhecimento e Autoeficácia de Memória em Adultos: Relações com Indicadores Socioeducacionais

Conteúdo do artigo principal

Camila Schorr Miná
Maxciel Zortea
Jaqueline de Carvalho Rodrigues
Jerusa Fumagalli de Salles

Resumo

Este estudo comparou o conhecimento e a autoeficácia de memória (meta­memória) medidos por meio do Questionário de Metamemória em Adultos (MIA), em adultos entre 28 e 59 anos de idade, divididos em dois grupos de escolaridade: até o Ensino Médio (n = 20) e com Ensino Superior (n = 20) completos. Também foi inves­tigada a associação entre metamemória e nível socioeconômico (NSE) e entre frequên­cia de hábitos de leitura (HL) e escrita (HE) na amostra total. Os resultados mostraram que adultos com Ensino Superior completo relataram maior percepção de Controle, maiores Conhecimento e uso de Estratégias de memória em comparação ao outro grupo. Adultos com mais altos NSE, HL e HE relataram conhecer mais estratégias de memória e controlar melhor suas habilidades mnemônicas. Esses indicadores socioedu­cacionais podem estar associados a um funcionamento metacognitivo mais adaptado. O estudo discute o papel do perfil educacional e das atividades intelectuais de adultos saudáveis economicamente ativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Miná, C. S., Zortea, M., Rodrigues, J. de C., & Salles, J. F. de. (2018). Conhecimento e Autoeficácia de Memória em Adultos: Relações com Indicadores Socioeducacionais. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 19(3), 242–255. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v19n3p242-255
Seção
Avaliação Psicológica

Referências

Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa – ABEP. (2012). Critério de classificação econômica Brasil. Recuperado de http://www.abep.org/novo/Content.aspx?ContentID=301

Beaudoin, M., & Desrichard, O. (2011). Are memory self-efficacy and memory performance related? A meta-analysis. Psychological Bulletin, 137(2), 211-241. doi:10.1037/a0022106

Dixon, R. A., & Hultsch, D. F. (1983a). Structure and development of metamemory in adulthood. Journals of Gerontology, 38, 682-688. doi:10.1093/geronj/38.6.682

Dixon, R. A., & Hultsch, D. F. (1983b). Metamemory and memory for text relationships in adulthood: A cross-validation study. Journals of Gerontology, 38, 689-694. doi:10.1093/geronj/38.6.689

Dunlosky, J., & Bjork, R. A. (2008).The integrated nature of metamemory and memory. In J.

Dunlosky, & R. A. Bjork (Eds.), Handbook of Metamemory and Memory (pp. 11- 28). New York: Psychology Press.

Dunlosky, J., & Metcalfe, J. (2009). Metacognition. San Francisco: Sage.

Fisher, G. G., Stachowski, A., Infurna, F. J., Faul, J. D., Grosch, J., & Tetrick, L. E. (2014). Mental work demands, retirement, and longitudinal trajectories of cognitive functioning. Journal of Occupational Health Psychology, 19(2), 231-242. doi:10.1037/a0035724

Gindri, G., Frison, T. B., Oliveira, C. R., Zimmermann, N., Netto, T. M., LandeiraFernandez, J., Parente, M. A. M. P., Ferré, P., Joanette, Y., & Fonseca, R. P. (2012). Métodos em reabilitação neuropsicológica. In J. Landeira-Fernandez, & Sérgio Fukusima (Org.), Métodos em neurociência (pp. 373-345). São Paulo: Manole.

Hackman, D. A., & Farah, M. J. (2009). Socioeconomic status and the developing brain. Trends in Cognitive Sciences, 13(2), 65-73. doi:10.1016/j.tics.2008.11.003.

Hertzog, C., & Dixon, R. A. (1994). Metacognitive development in adulthood and old age. In J. Metcalfe, & A. P. Shimamura (Eds.), Metacognition: Knowing about knowing (pp. 227–251). Cambridge, MA: MIT Press. Hertzog, C., & Dunlosky, J. (2011). Metacognition in later adulthood: spared monitoring can benefit older adults’ self-regulation. Current Directions in Psychological Science, 20(3), 167–173. doi:10.1177/0963721411409026

Jefferson, A. L., Gibbons, L. E., Rentz, D. M., Carvalho, J. O., Manly, J., Bennet, D. A., & Jones, R. N. (2011). A life course model of cognitive activities, socioeconomic status, education, reading ability and cognition. The American Geriatrics Society, 59(8), 1403-1411. doi:10.1111/j.1532-5415.2011.03499.x

Jefferson, A. L., Gibbons, L. E., Rentz, D. M., Carvalho, J. O., Manly, J., Bennet, D. A., & Jones, R. N. (2011). A life course model of cognitive activities, socioeconomic status, education, reading ability and cognition. The American Geriatrics Society, 59(8), 1403-1411. doi:10.1111/j.1532-5415.2011.03499.x

Lineweaver, T. T., & Hertzog, C. (1998). Adults’ efficacy and control belief regarding memory and aging: Separating general from personal beliefs. Aging, Neuropsychology and Cognition, 5(4), 264-296. doi:10.1076/anec.5.4.264.771

Lojo-Seoane, C., Facal, D., Guàrdia-Olmos, J., & Juncos-Rabadán, O. (2014). Structural model for estimating the influence of cognitive reserve on cognitive performance in adults with subjective memory complaints. Archives of Clinical Neuropsychology, 29, 245-255. doi:10.1093/arclin/acu007

Overschelde, J. P. V. (2008). Metacognition: knowing about knowing. In J. Dunlosky, & R. A. Bjork (Eds.), Handbook of Metamemory and Memory (pp. 47-71). New York: Psychology Press.

Pawlowski, J., Remor, E., Parente, M. A. M. P., Salles, J. F., Fonseca, R. P., & Bandeira, D. R. (2012). The influence of Reading and writing habits associated with education on the neuropsychological performance of Brazilian adults. Reading and Writing, 25(9), 2275-2289. doi:10.1007/s11145-012-9357-8

Rodrigues, M. C., Alves, M. A. P., Almeida, R. D., & Silva, R. L. M. (2014). Intervenção em habilidades cognitivas e metacognitivas de leitura em alunos do Programa de Educação Tutorial – PET. Psicologia: Teoria e Prática, 16(1), 181-190. doi:10.15348/1980-6906/psicologia.v16n1p181-190

Solé-Padullés, C., Bartrés-Faz, D., Junqué, C., Vendrell, P., Rami, L., Clemente, I. C., Bosch, B., Villar, A., Bargalló, N., Jurado, M. A., Barrios, M., & Molinuevo, J. L. (2009). Brain structure and function related to cognitive reserve variables in normal aging, mild cognitive impairment and Alzheimer’s disease. Neurobiology of Aging, 30(7), 1114-1124. doi:10.1016/j.neurobiolaging.2007.10.008

Stern, Y. (2009). Cognitive reserve. Neuropsychologia, 47(10), 2015-2028. doi:10.1016/j.neuropsychologia.2009.03.004

Wischgoll, A. (2016). Combined Training of One Cognitive and One Metacognitive Strategy Improves Academic Writing Skills. Frontiers in Psychology, 7, p. 1-13. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.00187

Yassuda, M. S., Lasca, V. B., & Neri, A. L. (2005). Meta-memória e auto-eficácia: Um estudo de validação de instrumentos de pesquisa sobre memória e envelhecimento. Psicologia: Reflexão e Crítica, 18, 78-90. doi:10.1590/S0102-79722005000100011