Bender – Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG): Estudo para Versão de Rastreio

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Fabián Javier Marín Rueda
Vanessa de Sousa
Acácia Aparecida Angeli dos Santos
Ana Paula Porto Noronha

Resumo

O B-SPG foi proposto como um sistema de correção para o Teste Bender, em 2005. O objetivo deste estudo foi verificar se, com um conjunto menor de figuras, é possível chegar a uma medida da avaliação da habilidade perceptomotora equivalente à proposta original desse sistema. Participaram 787 crianças, com idades entre 6 e 10 anos (M = 8,18; DP = 1,33). Por meio de uma análise fatorial exploratória, foram verificados os itens com maiores cargas fatorais, considerando os conjuntos de figuras formadas por pontos e laçadas, linhas retas e ângulos e linhas curvas. A partir disso, realizou-se uma análise de regressão, verificando que um conjunto de três figuras, 3, 4 e 7, explicaram 80% da variância do escore total do B-SPG. O valor do coeficiente alfa foi calculado, indicando uma confiabilidade de 0,74. Pode-se dizer que esse conjunto de figuras se revelou adequado. No entanto, são necessários estudos que investiguem suas relações com outras variáveis, corroborando, assim, sua adequação psicométrica.

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Como Citar
Rueda, F. J. M., Sousa, V. de, Santos, A. A. A. dos, & Noronha, A. P. P. (2016). Bender – Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG): Estudo para Versão de Rastreio. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 18(2), 117–128. https://doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v18n2p117-128
Seção
Avaliação Psicológica

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