Olhares Sobre a Favela: Intervenção Junto à Escola de Fotógrafos Populares da Maré

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Andrea Rodriguez
Ana Carolina Dias Cruz
Cristal O. Moniz de Aragão
Thiago Melício
Angela Arruda

Resumo

 Este relato descreve uma experiência de intervenção junto a jovens alunos do projeto “Imagens do Povo – Escola de Fotógrafos Populares da Maré”. A partir de oficinas psicossociais, promoveu-se a reflexão sobre a diversidade de formas de perceber a favela por meio da valorização do saber do senso comum associado à dimensão do vivido, com base na teoria das representações sociais. Buscou-se colocar em questão quais os contextos produtores das imagens comumente associadas a esses territórios e como a experiência dos participantes do curso de fotografia se traduziria numa prática dedicada à produção de novas imagens sobre as favelas. Os resultados sugerem que a fotografia pode e deve ser usada como um instrumento de transformação social, na medida em que ela põe em cena realidades que necessitam provocar novos entendimentos e impulsiona seu público num mergulho subjetivo de afirmação e ampliação de horizontes.


 

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Como Citar
Rodriguez, A., Cruz, A. C. D., Aragão, C. O. M. de, Melício, T., & Arruda, A. (2013). Olhares Sobre a Favela: Intervenção Junto à Escola de Fotógrafos Populares da Maré. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 15(3), 107. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/4370
Seção
Artigos

Referências

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