Ansiedade, Bruxismo e Aprendizagem: Uma Análise Correlacional em Alunos da 7º série do Ensino Fundamental

Conteúdo do artigo principal

Dorivaldo Duarte

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar as correlações existentes entre a incidência de bruxismo, níveis de ansiedade-traço e níveis de ansiedade-estado em duas escolas com propostas pedagógicas em que, teoricamente, os processos de aprendizagem teriam características diferentes. Para a realização da presente análise, foram utilizados o teste de ansiedade Stai-Idate, a ficha clínica de bruxismo, entrevista com os orientadores das escolas pesquisadas e com os alunos da amostra. A discussão dos resultados obtidos e a sua análise possibilitaram concluir que a ansiedade está presente nos alunos, independentemente da proposta pedagógica de suas escolas. Mas, de acordo com o processo de aprendizagem vivenciado nas escolas, pode haver compensação da ansiedade e menor predisposição dos alunos às disfunções orgânicas como o bruxismo.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

BLAINEY, C. K. (1980). Anxiety in the undergraduate medical - surgical clinical student. Journal Nurse Education. (19), 33-6.

BRUNNER, L. S.; SUDDARTH, D. S. (1994). Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgico. Rio de Janeiro: Interamericana.

HUNZIKER, M. H. L.; SALDANHA, L.; NEURINGER, A. (1996). Behavioral Variability in SHR and WKY rats as a function of rearing environment and reiforcement contingency. Journal of the Experimental Analysis of Behavior. (65), 129-144.

MAFFEI, E. F. (1992). Ambiente de Professores Universitários: um estudo exploratório. Dissertação de Mestrado apresentada no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

SPIELBERGER, C.D. (1972). Anxiety: cursent trends in theory and research. New York: Academic Press. (2), 24-49.

SPIELBERGER, C.D; SARASON, I.E. (1975). Stress and Anxiety. Washington: Hemisphere. (5), 116-43.

SPIELBERGER, C.D.; GORSUCH, R.L.; LUSHENE, R.E. (1979). Idate: Inventário de ansiedade traço-estado. Rio de Janeiro: Cepa.