A Clínica e os Problemas na Aprendizagem
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo trata das relações entre os problemas no processo de aprendizagem e os de produção de subjetividade no universo escolar do mundo contemporâneo. Problematiza os modos clássicos de tratamento às chamadas dificuldades de aprendizagem e busca compreender o envolvimento dos diferentes atores na produção das referidas dificuldades. Os problemas no processo de aprendizagem serão considerados transversais e, portanto, capazes de proporcionar transformações teóricas. As interrogações básicas são: como é possível pensar os problemas na aprendizagem (as paradas, os bloqueios) como condição do próprio processo de aprendizagem em conexão intrínseca com a produção de subjetividade; como as práticas clínicas têm dado conta dessa conexão?
Downloads
Detalhes do artigo
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
ABRAMOWICZ, A. (1995). A Menina Repetente. Campinas. Papirus.
ARAÚJO, A. T. S. (1999). Aprendizagem: a apreensão da variância do mundo e a contínua diferenciação do aprendiz. Tese de Doutorado, PUC-São Paulo.
BECKER, F. et al. (1999). Educa-se uma criança? Porto Alegre. Artes e Ofícios.
DELEUZE, G. ([1968] 1988) Diferença e Repetição. Rio de Janeiro. Graal.
FONSECA, V. ([1984]) 1995 Introdução às Dificuldades de Aprendizagem. Porto Alegre. Artes Médicas.
FREUD, S. ([1937] 1993) Análisis terminable e interminable. Obras completas, Vol. XXIII, Argentina, Amorrortu editores.
GIBELLO, B. ([1984]1987). A Criança com Distúrbios de Inteligência. Porto Alegre. Artes Médicas.
KECHIKIAN, A . (1993). Os filósofos e a Educação. Portugal, Edições Colibri.
KUPFER, M. C. (2000). Educação para o futuro – Psicanálse e Educação. São Paulo. Escuta.
MANNONI, M. (1997). Educação Impossível. São Paulo, Ed. Francisco Alves.
PATTO, M. H. S. ([1990] 1993). A Produção do Fracasso Escolar. São Paulo, T.ª Queiroz Editor.
SILVA, T. T. (1994). O Sujeito da Educação – Estudos Foucaultianos. Petrópolis, Vozes.
SILVA, T. T. (1998). Liberdades reguladas – A pedagogia construtivista e outras formas de governo do eu. Petrópolis. Vozes.