Motivações Atribuídas por Adultos ao Consumo de Bebidas Alcoólicas no Contexto Social

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Dilce Rejane Carmo
Francisca Lucélia Faria
Marlene Teda Pelzer
Marlene Gomes Terra
Manoel Antônio dos Santos
Sandra Cristina Pillon

Resumo

O estudo objetiva compreender as motivações atribuídas ao consumo de álcool por adultos no contexto social e descrever as características relacionadas ao padrão de uso. Abordagem qualitativa, na fenomenologia social de Alfred Shütz. Com entrevista aberta a 14 participantes, em pubs de Santa Maria, RS, Brasil, emergiram as categorias: “o pub como espaço de sociabilidade”, “a influência do contexto para o consumo de bebidas alcoólicas” e “o padrão de consumo abusivo, uma atitude natural?”. Resultados: os participantes frequentam os pubs em busca de interação social que o pub oferece procurando distração, descontração, curtição, ficar ou namorar. Sugere-se que as relações desenvolvidas entre os frequentadores dos pubs devam ser melhor conhecidas e valorizadas, para que possam ser instrumentalizadas pelos profissionais na proposição de programas de prevenção e promoção de saúde.

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Como Citar
Carmo, D. R., Faria, F. L., Pelzer, M. T., Terra, M. G., Santos, M. A. dos, & Pillon, S. C. (2018). Motivações Atribuídas por Adultos ao Consumo de Bebidas Alcoólicas no Contexto Social. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 20(2), 225–253. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n2p240-253
Seção
Psicologia Social e Saúde das Populações

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