Problemas Emocionais e de Comportamento e Reprovação Escolar: Estudo de Caso-Controle com Adolescentes

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Angela Helena Marin
Bruna Mainardi Rosso Borba
Alessandra Turini Bolsoni-Silva

Resumo

Avaliou-se a associação entre problemas emocionais e de comportamento avaliados por adolescentes, seus pais e professores em grupos de alunos com e sem histórico de reprovação no ensino fundamental. Desenvolveu-se uma pesquisa transversal, do tipo caso-controle, da qual participaram 24 adolescentes com histórico de reprovação que foram equiparados a outros 24 adolescentes sem o mesmo histórico, além de 48 mães/pais e 21 professores que responderam, respectivamente, ao Inventário de Comportamentos Autorreferidos para jovens e ao Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes em sua versão para pais e para professores. Os resultados evidenciaram que tanto os problemas externalizantes quanto internalizantes foram associados ao desempenho acadêmico e que os professores identificam mais problemas emocionais e de comportamento no grupo com histórico de reprovação quando comparados com os pais e os adolescentes. Ressalta-se a pertinência de ter a avaliação de diferentes informantes que possibilitam contemplar a complexidade das variáveis investigadas.

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Como Citar
Marin, A. H., Borba, B. M. R., & Bolsoni-Silva, A. T. (2018). Problemas Emocionais e de Comportamento e Reprovação Escolar: Estudo de Caso-Controle com Adolescentes. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 20(3), 283–313. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n3p299-313
Seção
Psicologia e Educação

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