Análise de viabilidade de uma plataforma inovadora de pool de comprasy: o caso Pool Buy
Palavras-chave:
Análise de viabilidade, compra coletiva, startup, Modelo de Negócios InovadorResumo
Este trabalho tem como objetivo a análise do potencial econômico de uma nova startup operando em um modelo de marketplace de compras. Com o crescimento substancial do e-commerce, muitos players têm buscado ampliar sua atuação no canal de vendas on-line, em particular as grandes redes varejistas. Em paralelo, os marketplaces de vendas, como Mercado Livre, Americanas.com, Magalu e similares, possibilitaram esse acesso também às pequenas empresas. Embora alguns padrões de modelos de negócio sejam predominantes, observou-se a oportunidade de atuação neste mercado de intermediação entre o fornecedor de produtos e os clientes de forma inovadora, utilizando o mecanismo de pool de compras, modelo que combina descontos progressivos ao consumidor final e escoamento de estoques altos do fabricante. Em termos de metodologia, seguiu-se o método de solução de problemas e aproveitamento de oportunidades proposto por Marcondes et al. (2017), que partiu da análise do ambiente competitivo, solução inicial e diagnóstico da oportunidade, proposição de um modelo de negócios inovador e análise de viabilidade econômica. Para tal, foram projetados resultados esperados do negócio em diversos cenários de vendas utilizando simulação de Monte Carlo, sinalizando risco controlado e potencial de rentabilidade do empreendimento.
Downloads
Referências
Allcock, E. (2021). The purchasing power of a buying group. The deal economy. Recuperado de https://enable.com/articles/the-purchasing-power-of-a-buying-group.
Blank, S. (2006). The Four Steps to the Epiphany: Successful Strategies for Products that Win. (2nd ed.). Wiscosin: Quad/Graphics.
Cervo, A. L. Bervian, P. A. (2002). Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
Coelho, L. S. C. (2013), O crescimento do e-commerce e os problemas que o acompanham: a identificação da oportunidade de melhoria em uma rede de comercio eletrônico na visão do cliente. Revista de Administração do UNISAL. Disponível em: http://www.revista.unisal.br/sj/index.php/RevAdministracao/article
Comin, E. R, Teixeira, R., Durayski, J., Silva, N. J, & Vieira, J. (2014). Investigando o fenômeno de compras coletivas on-line: fatores que influenciam a intensidade das compras. Revista de Administração da UFSM, 7(2), 196-213.
Dornelas, J. C. A. (2010). Criação de novos negócios: empreendedorismo para o século 21. São Paulo: Elsevier.
Ebit, Ebit. (2021). 43ª ed. Webshoppers. Disponível em: https://company.ebit.com.br/webshoppers/webshoppersfree. Acesso em: 29 mar. 2021.
Farto, M. (2021). Commerce Brasileiro: acompanhe as tendências e aproveite as ações para o seu segmento. ABCOMM. Recuperado em 28 de Março de 2021, de https://abcomm.org/noticias/commerce-brasileiro-acompanhe-as-tendencias-e-aproveite-as-acoes-para-o-seu-segmento/
Lima, E. C. P., Viana, J. C., Levino, N. A. & Mota, M. M. (2008). Simulação de Monte Carlo auxiliando a análise de viabilidade econômica de projetos. IV Congresso Nacional de Excelência em Gestão, Niterói, RJ, Brasil.
Malhotra, N. (2001). Pesquisa de marketing. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Marcondes, R. C., Miguel, L. A. P., Franklin, M. A., & Perez, G. (2017). Metodologia para trabalhos práticos e aplicados: Administração e Contabilidade. São Paulo: Mackenzie.
Marconi, M. A; Lakatos, E. M. (1996). Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração e interpretação de dados. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996.
Nielsen, C.; Lund, M (Eds.). (2012). Business model: networking, innovating and globalizing. Ventus Publishing Aps, 2012.
Paypal. (2020). Pesquisa: 4o edição do Perfil do E-commerce Brasileiro. Retrieved November 20, 2020, from https://www.paypal.com/stories/br/pesquisa-4-edico-do-perfil-do-ecommerce-brasileiro.
Pritchard, K. (2001, Feb. 01). Buying power in numbers found it on the net: in spite of their mixed success, collective purchasing websites can offer SMEs some extra muscle, writes Kate Pritchard. Financial Times.
Trivinos, Augusto Nibaldo Silva. (1987). Três enfoques na pesquisa em ciências sociais: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo. 1987.
Womack, J. P., & Jones, D. T. (2004) A mentalidade enxuta nas empresas: elimine o desperdício e crie riqueza. (5a ed.). Rio de Janeiro: Campus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alessandra Reis da Silva Lima, Luccas Bavaresco Paranhos do Valle, Piero Grieco Hellmeister, Alexandre Nabil Ghobril, Roseli Oliveira Damiani Barreto, Alberto de Medeiros Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais dos artigos publicados na Práticas em Contabilidade e Gestão pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos de publicação do conteúdo. Após a aprovação do artigo, os autores concedem à revista o direito da primeira publicação.