Utilização dos conceitos da gestão de qualidade em atividades de contas a receber de uma instituição de ensino superior
Abstract
A gestão de uma Instituição de Ensino Superior privada não se limita às atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) mas também à sua sustentabilidade financeira. Para tanto é necessário buscar melhorias na forma de gerenciar suas atividades. O controle gerencial está cada vez mais presente não só no cotidiano empresarial, mas também nas instituições de ensino. Através dessa prática é possível aperfeiçoar as atividades da organização, otimizar tempo e recursos de forma a garantir a sua continuidade. Uma das ferramentas de controle gerencial é a Gestão de Qualidade. Este tipo de gestão objetiva garantir que um produto ou um serviço prestado, atenda as expectativas tanto dos clientes internos quanto dos clientes externos. O objetivo principal deste trabalho é o de propor modelos de Gestão de Qualidade que atendam às necessidades dos clientes internos de uma Instituição de Ensino Superior, sem finalidade de lucro, cuja prestação de serviço direciona-se aos processos de gestão de receitas e recebimentos onde o autor deste trabalho atua profissionalmente e identificou a possibilidade de introduzir melhorias nesses processos. Os dados para construção desse modelo serão coletados in loco pelo autor e complementados por meio de entrevistas focus group junto aos clientes internos para conhecer suas necessidades e os resultados serão apresentados por categorias. como resultado pretende propor modelo desenvolvido na Instituição de Ensino Superior em questão.
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