Transformação Digital na Estratégia de Crescimento de uma Empresa Familiar - um Estudo Empírico em uma Organização Familiar
Palavras-chave:
Empresa familiar. Transformação digital. Estratégias de crescimento.Resumo
Este estudo apresenta uma pesquisa científica que visa compreender, como objetivo geral, a abordagem da transformação digital nas estratégias de crescimento das empresas familiares, assim como seu impacto no desenvolvimento e crescimento dos negócios. Os objetivos específicos consistem em identificar as atuais estratégias de crescimento da empresa, compreender a integração da transformação digital no negócio e avaliar a adesão da família a esse processo. A pesquisa empírica foi conduzida em uma empresa do ramo de vinhos, visando explorar oportunidades que permitirão à organização se destacar no mercado por meio da aplicação efetiva da transformação digital. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa, foram coletados dados por meio de entrevista semiestruturada com base no referencial teórico estabelecido, conduzida e respondida pela empresa objeto de estudo. Os resultados obtidos indicam que a transformação digital desempenha um papel importante no estabelecimento de um canal de comunicação eficaz com os consumidores, ao mesmo tempo em que possibilita a coleta de feedbacks, contribuindo para um ganho a longo prazo e um maior entendimento do mercado. Além disso, a utilização da transformação digital em pontos estratégicos da empresa pode fornecer uma logística mais eficiente. O estudo ressalta a importância de uma adaptação contínua ao atual ambiente do mercado, onde a aderência à transformação digital e o sucesso das empresas estão cada vez mais interligados.
Downloads
Referências
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Bressan, A., Schiell, E., Procianoy, J., & Castro, L.R. (2019). Perspectiva da pesquisa em governança de empresas familiares. Revista de Administração Contemporânea, v.23, n.6.
Bruel, G. J. (2018). Estratégia de transformação digital: o guia completo. Transformação digital, 18 jan. de 2018. Disponível em: <https://transformacaodigital.com/estrategia-de-transformacao-digital-guia-completo/>.
Bryman, A. (2004). Social research methods. 2 ed. London: Oxford University Press.
Caspar, C., Dias, A.K., & Elstrodt, H.P. (2010). The five attributes of enduring family businesses. McKinsey.
Cervo, A., & Bervian, P. A. (2004). Metodologia cientifica. São Paulo: Prentice Hall.
Churchill, G.A., & Peter, J.P. (2011). Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva.
Creswell, J. W. (1998). Qualitative inquiry and research design: choosing among five traditions. London, UK.: Sage Publications.
Davis, B. (2019). Stuck on your digital transformation journey? Learn to map your value stream. Forbes, 30 abr.
De Massis, A., & Rondi, E. (2020). Covid- 19 and the future of Family Business Research. Journal of Management Studies, 57:8 December.
Duarte, R. (2002). Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 139-154, março.
Ference, T. P., & Thurman, Paul W. (2012). Estratégia. São Paulo: Saraiva.
Flick, U. (2007). Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman.
Gemawat, P. (2000). A estratégia e o cenário dos negócios: textos e casos. Porto Alegre: Bookman.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas.
Godoy, A. S. (1995). Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Administração, v. 35, n.3, p, 20-29 mai./jun.
Kluyver, C., & Pearce II, J. (2010). Estratégia: uma visão executiva. São Paulo: Pearson.
Kotler, P., & Keller, K. L. (2012). Administração de marketing. São Paulo: Pearson/Prentice Hall.
KPMG. (2021). Retratos de família. 4ª ed.
Kumar, N. (2004). Marketing como estratégia. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda.
Lakatos, E.M., & Marconi, M.A. (2009). Técnica de pesquisa. São Paulo: Atlas.
Magnus, T. (2018). As tendências da transformação digital em 2018. Transformação digital, 02 jan. de 2018. Disponível em: https://transformacaodigital.com/tendencias-da-transformacao-digital-em-2018/.
PWC. (2021). 10ª Pesquisa global sobre empresas familiares.
Richardson, R. J. (2011). Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas.
Rogers, L. D. (2017). Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital. 1 ed. São Paulo, Autêntica Business.
Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lucio, P. B. (2016). Metodologia de pesquisa. 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill.
Schwab, K. (2016). A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro.
Thompson, A. A., Strickland III, A. J., & Gamble, J. E. (2008). Administração estratégica. São Paulo: McGraw-Hill.
Ulwick, A. (1999). Business strategy formulation: theory, process and the intellectual revolution. London: Quorum Books.
Vergara, S. C. (2000). Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3 ed. São Paulo: Atlas.
Webshopper. (2019). 39 ed. Nielsen.
Weill, P., & Woerner, S. L. (2018). Qual o seu modelo digital de negócio, 6 perguntas para ajudar a construir a empresa da próxima geração. MBooks, São Paulo – SP, Brasil.
Yin, R. K. (2010). Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sidnei Augusto Mascarenhas, Andressa Barbosa Motta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais dos artigos publicados na Práticas em Contabilidade e Gestão pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos de publicação do conteúdo. Após a aprovação do artigo, os autores concedem à revista o direito da primeira publicação.