Transformação Digital na Estratégia de Crescimento de uma Empresa Familiar - um Estudo Empírico em uma Organização Familiar

Autores

  • Sidnei Augusto Mascarenhas Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Andressa Barbosa Motta Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Empresa familiar. Transformação digital. Estratégias de crescimento.

Resumo

Este estudo apresenta uma pesquisa científica que visa compreender, como objetivo geral, a abordagem da transformação digital nas estratégias de crescimento das empresas familiares, assim como seu impacto no desenvolvimento e crescimento dos negócios. Os objetivos específicos consistem em identificar as atuais estratégias de crescimento da empresa, compreender a integração da transformação digital no negócio e avaliar a adesão da família a esse processo. A pesquisa empírica foi conduzida em uma empresa do ramo de vinhos, visando explorar oportunidades que permitirão à organização se destacar no mercado por meio da aplicação efetiva da transformação digital. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa, foram coletados dados por meio de entrevista semiestruturada com base no referencial teórico estabelecido, conduzida e respondida pela empresa objeto de estudo. Os resultados obtidos indicam que a transformação digital desempenha um papel importante no estabelecimento de um canal de comunicação eficaz com os consumidores, ao mesmo tempo em que possibilita a coleta de feedbacks, contribuindo para um ganho a longo prazo e um maior entendimento do mercado. Além disso, a utilização da transformação digital em pontos estratégicos da empresa pode fornecer uma logística mais eficiente. O estudo ressalta a importância de uma adaptação contínua ao atual ambiente do mercado, onde a aderência à transformação digital e o sucesso das empresas estão cada vez mais interligados.

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Biografia do Autor

Andressa Barbosa Motta, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduanda em Administração pela Universdiade Presbiteriana Mackenzie no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSA

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Publicado

2024-07-04

Como Citar

Mascarenhas, S. A., & Barbosa Motta, A. (2024). Transformação Digital na Estratégia de Crescimento de uma Empresa Familiar - um Estudo Empírico em uma Organização Familiar. Práticas Em Contabilidade E Gestão, 12(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/pcg/article/view/17065