Arte sacra em espaços sagrados: o patrimônio artístico-religioso como instrumento para a educação cristã
Resumo
O Patrimônio Cultural, que compreende todos os bens de natureza material e imaterial que façam referência à identidade e à memória de uma sociedade em particular, é, na atualidade, importante instrumento pedagógico, formal ou não-formal, para o exercício da cidadania. Nesse sentido, os espaços sagrados, por sua marcante presença na paisagem local, podem tornar-se instrumento para práticas de educação patrimonial. A presente pesquisa bibliográfica-qualitativa tem o objetivo de fazer uma reflexão a respeito da educação patrimonial em espaços sagrados, com ênfase nas potencialidades da arte sacra cristã como recurso educativo. Para atingir este objetivo primeiramente é feita uma breve análise sobre a criação do conceito de patrimônio cultural, seu histórico eprincipais características. Em um segundo momento, faz uma análise sobre o desenvolvimento da arte sacra cristã no espaço sagrado e sua funcionalidade na liturgia, bem como sua potencialidade como recurso educativo para o cristão. O terceiro momento traz reflexões sobre sobre a importância da educação patrimonial nos espaços sagrados. Esta pesquisa foi realizada por meio de um levantamento de dados utilizando-se como fonte principal os livros técnicos de autores que tratam do assunto em questão e como fonte complementar os artigos acadêmicos. Os principais autores utilizados na pesquisa foram Horta, Grunberg e Monteiro; Camargo; Fonseca; Funari e Pinsky; Lemos; Bosi; Paul Tillich; Scomparim; Calvani; Matos; e Boff. Os resultados apontam que embora as discussões sobre o assunto ainda sejam recentes e pouco aprofundadas no Brasil é possível perceber que o ser humano necessita da materialidade das coisas para poder sentir-se e expressar-se, de forma especial, em sua religiosidade. Nesse sentido, a promoção da educação patrimonial em espaços sagrados por meio da arte sacra estimula a sensibilidade do indivíduo, educando-o para o Mistério, possibilita o alargamento do conhecimento e contribui para seu o desenvolvimento por meio da contemplação e da vivência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. Todos os autores mencionados acima participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. Todos os autores revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Ciências da Religião - História e Sociedade, após a preparação e revisão da Editora Mackenzie, responsável pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Ciências da Religião - História e Sociedade com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
A Revista "Ciências da Religião - História e Sociedade" tem o copyright dos trabalhos publicados em suas páginas, sendo que qualquer reprodução em outros veículos, desde que autorizados pelos/as autores/as, deverá dar os créditos correspondentes à Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. As opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores.