Mosaico de fiéis

Autores

  • Jorge Miklos Universidade Paulista. Professor Titular e Pesquisador.
  • Ariana Nascimento da Silva Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir acerca da midiatização do cenário religioso brasileiro. Neste novo cenário, os fiéis recriam a fidelidade religiosa, construindo novas crenças, novas imagens, novas ambiências e novos ritos. O corpus de análise é a festa popular e religiosa do Círio de Nazaré e o seu produto midiático, o cartaz do ano 2011. O referencial teórico tem como aporte os conceitos de midiatização e mediosfera. A hipótese considera que o cartaz traduz o fenômeno cultural denominado de iconofagia no qual os homens devoram imagens e as imagens devoram os homens. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Miklos, Universidade Paulista. Professor Titular e Pesquisador.

Graduado em Ciências Sociais. Doutor em Comunicação e Semiótica e Mestre em Ciências da Religião pela PUC/SP. Pesquisador do Grupo de Mídia e Estudos do Imaginário (UNIP) e do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (PUC/SP) do qual é o atual Diretor Presidente. Pesquisador e Professor Titular do PPG em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP). Autor do livro: Ciber-Religião: A Construção de Vínculos Religiosos na Cibercultura.

 

Ariana Nascimento da Silva, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista.

Graduada em Produção Publicitária pela Faculdade de Tecnologia da Amazônia (2008). Especialização (Lato Sensu) em Comunicação e Mídia pela Universidade Paulista (2011). Professora de Tecnologia do Centro Paula Souza. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisas Mídia e Estudos do Imaginário.

Downloads

Publicado

2017-04-03

Como Citar

Miklos, J., & da Silva, A. N. (2017). Mosaico de fiéis. Revista Ciências Da Religião - História E Sociedade, 14(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/6678

Edição

Seção

Artigos