Mosaico de fiéis
Resumo
O objetivo deste artigo é refletir acerca da midiatização do cenário religioso brasileiro. Neste novo cenário, os fiéis recriam a fidelidade religiosa, construindo novas crenças, novas imagens, novas ambiências e novos ritos. O corpus de análise é a festa popular e religiosa do Círio de Nazaré e o seu produto midiático, o cartaz do ano 2011. O referencial teórico tem como aporte os conceitos de midiatização e mediosfera. A hipótese considera que o cartaz traduz o fenômeno cultural denominado de iconofagia no qual os homens devoram imagens e as imagens devoram os homens.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. Todos os autores mencionados acima participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. Todos os autores revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Ciências da Religião - História e Sociedade, após a preparação e revisão da Editora Mackenzie, responsável pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Ciências da Religião - História e Sociedade com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
A Revista "Ciências da Religião - História e Sociedade" tem o copyright dos trabalhos publicados em suas páginas, sendo que qualquer reprodução em outros veículos, desde que autorizados pelos/as autores/as, deverá dar os créditos correspondentes à Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. As opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores.