A construção do conceito de identidade a partir da análise realizada na Igreja do Evangelho Quadrangular, em Juazeiro do Norte
Resumo
O objetivo deste trabalho é realizar uma análise sobre a Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), em Juazeiro do Norte. No Cariri cearense, o catolicismo exerce forte influência devido à centralidade da figura do Padre Cícero. Assim, a visão da presença e expansão de outras religiões é ofuscada. Dentro desse espaço, os evangélicos vêm ganhando lugar no campo religioso juazeirense. Nessa movimentação, a Igreja Quadrangular é o foco desta pesquisa, pois tem pouco tempo na cidade, e busca construir uma identificação religiosa como igreja, tendo como base suas estruturas hierárquicas (pastores, fiéis e visitantes), seus regulamentos (no movimento entre o que a sede nacional da Quadrangular estabelece e o que está sendo seguido pela igreja na cidade) e suas estratégias, como o proselitismo da igreja com diferentes ofertas para disputar fiéis no mercado religioso, com ênfase na cura dos fiéis, os cultos, as campanhas e os cursos oferecidos pela IEQ.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. Todos os autores mencionados acima participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. Todos os autores revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Ciências da Religião - História e Sociedade, após a preparação e revisão da Editora Mackenzie, responsável pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Ciências da Religião - História e Sociedade com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
A Revista "Ciências da Religião - História e Sociedade" tem o copyright dos trabalhos publicados em suas páginas, sendo que qualquer reprodução em outros veículos, desde que autorizados pelos/as autores/as, deverá dar os créditos correspondentes à Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. As opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores.