Fé, religião e política na América Latina: um breve arcabouço teórico a partir de João Batista Libanio
Resumo
O presente estudo tem o intuito de considerar teoricamente a polêmica tensão entre religião e política na América Latina, a partir de João Batista Libanio. Tomar-se-á como centro para esse arcabouço teórico a obra Fé e política – autonomias específicas e articulações mútuas, de Libanio (1985), entre outros recursos de autores que igualmente refletem a questão na América Latina. Libanio preocupa-se em articular as especificidades de cada instância e procura revelar a mútua articulação entre estas. Conclusivamente, o artigo busca lançar mão de uma visão panorâmica acerca das propostas e compreensões a partir do contexto abordado. Quais são os níveis e desníveis encontrados nesses contextos? Quais são os desafios postos? Seria utopia crer em uma possível e “correta” relação entre fé e política?
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do presente trabalho assegura(m) que:
1. Todos os autores mencionados acima participaram do trabalho de maneira a responsabilizar-se publicamente por ele.
2. Todos os autores revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, liberando-o para publicação na Revista Ciências da Religião - História e Sociedade, após a preparação e revisão da Editora Mackenzie, responsável pela coordenação editorial.
3. Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, sob minha (nossa) autoria e conhecimento.
4. Este trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Ciências da Religião - História e Sociedade com o conhecimento e a aprovação da instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
A Revista "Ciências da Religião - História e Sociedade" tem o copyright dos trabalhos publicados em suas páginas, sendo que qualquer reprodução em outros veículos, desde que autorizados pelos/as autores/as, deverá dar os créditos correspondentes à Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. As opiniões emitidas são de responsabilidade dos autores.