Crença e conhecimento: algumas reflexões acerca da fé

Autores

  • Claude Lépine Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp – campus Marília).

Resumo

O presente artigo tem por objetivo tecer algumas reflexões sobre a oposição entre crença religiosa e conhecimento, com base na leitura de textos de autores contemporâneos que se dedicam ao estudo da religião. A religião seria um fenômeno próprio do mundo ocidental que consiste em isolar a esfera do religioso do restante da sociedade. O cristão sabe que sua fé é de uma outra natureza da do conhecimento das coisas do mundo, e que pressupõe a distinção entre um mundo natural e um mundo sobrenatural, e entre dois modos de apreensão: a percepção e o saber de um lado, e a crença de outro. A religiosidade se baseia em experiências religiosas, que constituem um modo de apreensão irredutível ao pensamento discursivo Essa própria irredutibilidade nos leva a crer que manifestações de religiosidade e religiões deverão permanecer e continuar a ocorrer em nossas sociedades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claude Lépine, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp – campus Marília).

Pós-doutora pela Centre National de la Recherche Scientifique (França). Doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de Antropologia do Departamento de Sociologia e Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp – campus Marília).

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

Lépine, C. (2013). Crença e conhecimento: algumas reflexões acerca da fé. Revista Ciências Da Religião - História E Sociedade, 11(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/5730

Edição

Seção

Artigos