A regionalização do estudo do ensino religioso brasileiro

Autores

  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
  • Flávio Paes Barreto de Carvalho Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Resumo

Este texto é um estudo preliminar de uma pesquisa exploratória sobre a regionalização do Ensino Religioso a partir das teses e dissertações produzidas nos programas de stricto sensu das Instituições de Ensino Superior (IES). Com o objetivo de contextualizar a importância da compreensão nacional deste componente curricular, a partir da implantação e implementação nos sistemas de ensino, os pressupostos expostos e os primeiros dados sobre esta pesquisa contribuirão com a identidade pedagógica e política no Ensino Religioso. No mapeamento realizado para esta etapa da pesquisa, que corresponde ao período de 1975 a 2012, foram localizados 38 trabalhos, sendo 37 dissertações e 1 tese em 21 instituições entre particulares e públicas em 7 programas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Livre-docente e pós-doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor e mestre em Ciências da Educação pela Universitá Pontificia Salesiana di Roma (Itália). Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER).


Flávio Paes Barreto de Carvalho, Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Mestrando do Programa de Teologia da PUC-PR. Professor da área de educação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Mebro do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER).

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

Junqueira, S. R. A., & Carvalho, F. P. B. de. (2013). A regionalização do estudo do ensino religioso brasileiro. Revista Ciências Da Religião - História E Sociedade, 11(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/5724

Edição

Seção

Artigos