O ensino religioso a partir de uma abordagem pedagógica e epistemológica

Autores

  • Sérgio Junqueira PUC/PR
  • Edile Maria Rodrigues FACINTER
  • Rachel Perobelli FATEV

Resumo

O presente trabalho reflete a oferta dos cursos de especialização em Ensino Religioso e teve como objetivo verificar os pressupostos epistemológico e pedagógico na construção de um determinado curso de pós-graduação. A partir desses pressupostos procuramos relacionar a produção dos alunos desse curso e a articulação que estabeleceram entre o conhecimento científico e os saberes escolares. A pesquisa teve como base o currículo de um curso de fundamento e metodologia de Ensino Religioso a distância e a produção de textos e artigos de alunos. Propor e discutir características pedagógicas para Ensino Religioso significa analisar e compreender essa disciplina no conjunto de teorias da educação e pensar na formação dos docentes. Verificou-se que há uma apropriação do discurso, mas não dos conceitos, e que os alunos não conseguem fazer a transposição pedagógica. Na formação de professores essa transposição é necessária, pois é essa expertise que se exige do educador

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Junqueira, PUC/PR

Edile Maria Rodrigues, FACINTER

Rachel Perobelli, FATEV

Downloads

Publicado

2012-07-01

Como Citar

Junqueira, S., Rodrigues, E. M., & Perobelli, R. (2012). O ensino religioso a partir de uma abordagem pedagógica e epistemológica. Revista Ciências Da Religião - História E Sociedade, 10(1). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/view/4221

Edição

Seção

Artigos